Funcionários da Caixa em manifestação na Praça do Ferreira

Os empregados da Caixa Federal de todo País iniciam hoje, terça-feira 12, data em que o banco federal completa 149 anos, uma série de manifestações para pressionar a direção a atender às reivindicações aprovadas no encontro nacional de dirigentes sindicais realizado no final do ano passado.

Em Fortaleza, a manifestação será na Praça do Ferreira, tendo à frente dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará.O tema cobrado de hoje é o Plano de Cargos Comissionados (PCC).

O primeiro tema cobrado é o Plano de Cargos Comissionados (PCC) aprovado pelos trabalhadores, que também irão, novamente, fazer uma advertência de que não aceitam a imposição unilateral do Plano de Funções Gratificadas (PFG) apresentado pela direção. A proposta dos bancários contém, entre outros itens: jornada de seis horas para todos os empregados sem diminuição do salário; extinção dos mercados B e C, com adoção dos valores do mercado A, e das filiais 2 e 3, com adoção dos valores das filiais 1; não permitir discriminação em relação aos empregados que permaneceram no REG/Replan não-saldado ou no antigo PCS; além de critérios de comissionamentos e descomissionamentos.

Sobre o PFG, os empregados consideram inaceitáveis itens como a redução de jornada com redução de salário, manutenção de jornada de oito horas para funções de gestão e jornada aberta para chefes de unidades, retaliação nas regras de transição (exclusão de quem não saldou o REG/Replan) e crescimento horizontal por meio do CTVA e por avaliação de mérito.

Mais luta 

Ainda em janeiro, mas no dia 27, será a vez da isonomia. A mobilização continua em abril, com o Saúde Caixa. Em maio haverá o indicativo de realização do Conecef

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará