Ceará reforça relações com a China

O governador em exercício, Francisco Pinheiro, acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, recebeu nesta terça-feira (13), no Palácio Iracema, o embaixador da China no Brasil, Qiu Xiao Qi.

Visita embaixador da China ao Ceará

Segundo o governador, durante a visita “foram reforçadas as relações que o Ceará mantém em diversos setores com o país asiático, como indústrias, exploração de minério de ferro, e exportação”, citou Francisco Pinheiro. Essa foi a primeira vez que o ceará recebeu a visita do representante da república Popular da China no País.

O presidente da Adece, Antônio Balhmann , ressaltou os investimentos que o Banco de exportação chinês – Exim Bank China – investirá no país, através de empresas chinesas. Segundo Balhmann, a parte destinada ao Ceará será da ordem de US$1,5 milhão. O investimento deverá ser aplicado nas áreas da indústria, mineração, área portuária e bioquímica. “O Ceará não é um nome desconhecido do Exim Bank China e esse investimento só demonstra a concretização dessas relações entre o Ceará e a China”, ressaltou o presidente. Ele também explanou ao embaixador as áreas de atuação que empresas chinesas mantém no Estado e o interesse que o Governo Estadual tem em desenvolver, com o apoio chinês, as áreas da biotecnologia – através da cultura da mamona e algodão – e pesca, já que o país apresenta um alto desempenho econômico nos dois setores.

Durante a visita, Qiu Xiao Qi destacou o interesse da China em conhecer a agricultura cearense. “O Brasil tem uma grande extensão em recursos naturais, e por isso grandes potenciais de desenvolvimento nessa área. A China tem muito interesse em explorar essa relação com o Estado”, ressaltou o embaixador. O setor de turismo da capital cearense também foi destacada por Xiao Qi “O Estado me parece ser muito dinâmico, com muitos pontos turísticos, e demonstra está se desenvolvendo economicamente para benefício do seu povo”, parabenizou. Durante a conversa também foram tratados assuntos como fontes de energias alternativas, fruticultura, indústria de fármacos, indústria de construção de trens e exportação de produtos. “O encontro foi muito amigável e vimos muitas possibilidades existente de fortalecer a relação da China com o diversas áreas no Ceará”, finalizou o embaixador.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado