Sem categoria

Governos dividem tarefas na preparação da Copa de 2014

A Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo Fifa 2014 foi assinada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e por 11 prefeitos e 12 governadores das cidades-sede do mundial. O evento aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (13), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença do presidente Lula, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e demais ministros.

Copa do Mundo de 2014 - Secretaria de Imprensa/PR

O acordo entre as três esferas de governo trata de cinco áreas: aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria. O ministro explicou que foram definidas as responsabilidades de cada ente federativo. “Quem faz o quê, quem paga o quê, em que prazo realizaremos esses investimentos”, afirmou.

“A cerimônia de hoje definiu um acordo entre vários governos, além de responsabilidades, projetos prioritários, plano de investimentos, cronograma claramente definido e investimentos que chegam à casa de R$20 bilhões. Isso significa geração de emprego e melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras”, disse o ministro.

“A Copa que realizaremos exige melhorias na infraestrutura do país. Aeroportos com maior capacidade e operação mais eficiente serão necessários. Os portos serão importantes para transporte e base para leitos temporários”, disse o ministro, acrescentando que as melhorias em aeroportos e portos, para além do evento da Fifa, beneficiarão os usuários, na medida em que facilitarão a circulação de pessoas e de produtos, com retorno econômico importante para o Brasil.
O presidente Lula destacou que a Copa do Mundo no Brasil vai significar investimentos, geração de emprego e melhorias na infraestrutura das cidades. “Acredito que o entusiasmo do povo brasileiro e o ânimo dos governadores e prefeitos farão com que seja a melhor Copa de todos os tempos”, disse.

Transparência nos gastos

Na solenidade, o presidente Lula assinou o decreto que institui o Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014 – o CGPEAC. O objetivo é criar uma instância de poder para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas para a realização do Mundial de Futebol.

“O compromisso das cidades e dos estados é disponibilizar todos os dados de contratos, licitações, prazos para que o governo federal possa dar absoluta transparência, publicidade e publicar estas informações, de modo que a sociedade, imprensa e os órgãos de controle possam acompanhar detalhadamente cada investimento público utilizado na preparação do Mundial de 2014”, explicou o ministro Orlando Silva.

O comitê será integrado por 20 órgãos do governo federal que irão executar o Plano e contará ainda com um grupo de trabalho que vai coordenar e consolidar as ações, estabelecer metas e monitorar os resultados de implementação e execução do Plano Estratégico. Ele será composto pelos ministérios do Esporte, Fazenda, Planejamento e Turismo, além da Casa Civil.
Fonte: Ministério do Esporte