Sem categoria

Honduras: Golpista Micheletti é designado deputado vitalício

O Congresso de Honduras designou na noite desta quarta-feira (13) como "deputado vitalício" o presidente golpista Roberto Micheletti. Ironicamente, os parlamentares afirmaram que o benefício se justificaria por seus "esforços a favor da democracia" no país.

Micheletti assistiu a sessão, na qual o Congresso concluiu seu período constitucional de quatro anos, e em um discurso agradeceu o apoio do Legislativo durante os sete meses que têm governado o país.

O ditador assumiu o poder em 28 de junho, após o golpe de Estado contra o presidente constitucional Manuel Zelaya, expulso do poder e do país, e que está refugiado na embaixada do Brasil desde 21 de setembro, quando retornou de surpresa ao país.

O Congresso, dominado por parlamentares que apoiaram a destituição de Zelaya, nomeou como "presidente constitucional" à época Micheletti, que presidia o Parlamento. O presidente golpista garantiu que deixará o poder em 27 de janeiro, quando assumirá Porfirio Lobo, eleito na votação de 29 de novembro, que não´foi reconhecida pela maioria da comunidade internacional.

Na mesma sessão, o Congresso concedeu a nacionalidade hondurenha ao técnico colombiano Reinaldo Rueda, como agradecimento pela classificação da seleção de futebol à Copa do Mundo da África do Sul-2010.

Com AFP