Sem categoria

Cuba libera espaço aéreo aos EUA para vítimas do Haiti

O governo cubano liberou seu espaço aéreo ao Exército norte-americano para voos que estejam carregando vítimas do terremoto no Haiti, o que reduzirá drasticamente o tempo de voo para Miami, demonstrando, assim, a solidariedade do povo da ilha ante a tragédia.

O porta-voz da Casa Branca Tommy Vietor disse que um acordo foi feito para permitir que voos de ajuda humanitária saindo da estação naval norte-americana na Baía de Guantánamo, Cuba, possam sobrevoar a ilha no caminho para a Flórida. O acordo diminuirá o tempo de voo em 90 minutos em relação à rota que geralmente desvia o espaço aéreo sobre a ilha.

Além da iniciativa de Cuba, que já presta ajuda ao Haiti há 11 anos, a República Dominicana também abriu suas fronteiras, de maneira que centenas de feridos haitianos estão sendo atendidos em, hospitais dominicanos.

Equipes militares de assistência humanitária dos EUA no Haiti têm levado sobreviventes feridos para Guantánamo para receberem tratamento médico. Desde que assumiu a presidência dos EUA em janeiro do ano passado, Barack Obama vem tentando amenizar a abordagem linha-dura de seu predecessor, George W. Bush, com relação à Cuba.

Apesar de algumas poucas medidas de aproximação, até agora Obama não deu nenhum sinal de que poderá levantar o criminoso embargo com a ilha. O governo Obama diminuiu as restrições no ano passado para visitas de cubanos-americanos e o envio de dinheiro a parentes na ilha.

Com agências

Leia também:
Parte da tragédia do Haiti é "Made in USA"
Naomi Klein alerta para "capitalismo do desastre" no Haiti
Deposto em 2004, Aristide quer voltar para reconstruir Haiti