Paranaenses vão a Cuba levar apoio às famílias dos 5 heróis

Um grupo de 22 pessoas, todas do Estado do Paraná, há anos atua pela causa mais nobre dos movimentos sociais – pela justiça social – sem fronteiras e sem preconceitos de gênero. Nesse ano, elas decidiram usufruir do período de férias de forma diferente – compartilhar a solidariedade internacional e, principalmente, latino-americana. Irão visitar Cuba e Venezuela, no período de 14 a 29 de janeiro de 2010.

Naturalmente, o grupo não deixará de curtir as belezas naturais e cultural dos dois países. Mas, um dos objetivos é prestar solidariedade ao heróico povo cubano, que vive há décadas sob bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, e, também aos cinco jovens cubanos, que há onze anos foram sequestrados e presos nos Estados Unidos sob alegação de serem espiões do Governo Cubano. Isso causa indignação a todos os que defendem a liberdade e os direitos humanos, pois, por mais de uma década, o governo norte-americano, nunca conseguiu sequer uma prova contra os cinco cubanos. Não há nos processos nada que justifique a manutenção deles encarcerados. Eles estão inclusive, privados do direito de receberem visitas regulares de seus familiares. Comitês de solidariedades e pela libertação aos "cinco" heróis de Cuba, foram organizados em centenas de países do mundo, incluindo o Brasil.

Os paranaenses que estão indo a Cuba participam, através de suas entidades, de uma ampla campanha internacional pela paz mundial e para exigir a liberdade dos cinco heróis cubanos privados, injustamente, de seus direitos humanos desde 1998.
São eles: Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando Gonzáles, Antonio Guerrero e René González.

Vale lembrar também que é na Ilha de Cuba que está a Prisão de Guantânamo. Os lutadores pela paz mundial aguardam o cumprimento da promessa de campanha de Obama pelo fechamento total e definitivo dessa prisão.

Neste momento tão doloroso para o povo haitiano, vítimas do terremoto recente, as Entidades manifestam irrestrita solidariedade internacional ao mesmo tempo em que farão contatos com organizações nacionais e internacionais visando apoiar os/as trabalhadores/as deste pais.

Integram a delegação do Paraná representantes das seguintes entidades:
Associação Culural Jose Marti – PR e Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ – PR – (organizadores da viagem).
Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB
Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental – CEDEA
União Brasileira de Mulheres – PR – UBM
FISENGE – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros
SINDI/SEAB

Contatos devem ser realizados com: Prof. Kico Fone: 9114-1413 email: [email protected]