Comunidades fazem aula de Tai Chi Chuan na Beira Mar
Programa Espaço Oriental, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, oferece a prática orientada da arte marcial milenar chinesa para mais de 1.200 pessoas em Fortaleza.
Publicado 20/01/2010 10:45 | Editado 04/03/2020 16:34

Como parte da programação esportiva da Ação Fortaleza em Férias, da Prefeitura de Fortaleza, o Programa Espaço Oriental irá reunir os participantes de todos os núcleos em aulas abertas no anfiteatro da Beira Mar, de quarta a sexta-feira, 22, de 7h às 8h.
O anfiteatro Flávio Ponte, que já abriga um dos núcleos do Espaço Oriental, tem recebido participantes de outros oito grupos do programa. Desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, Secel, o programa oferece aulas de tai chi chuan para todos os públicos desde 2006. Nas férias, além de ser uma ótima opção de atividade física, as aulas promovem a integração entre os participantes do programa.
Na quarta-feira, os alunos do núcleo do Conjunto Alvorada participam da iniciativa. Na quinta, 21 de janeiro, é a vez dos participantes dos núcleos da Maraponga e da Praça Natanael Cortez, no Amadeu Furtado, praticarem tai chi chuan diante de uma das mais belas vistas da orla marítima de Fortaleza.
A programação é fechada com a participação de três grupos na próxima sexta-feira. Os alunos dos dois primeiros núcleos do programa, localizados no Parque Rio Branco e no bosque Eudoro Correia, irão conhecer os colegas do núcleo Floresta, no Álvaro Weyne, o último a entrar em funcionamento. Em atuação desde outubro de 2009, o núcleo tem a meta inicial de atender a cerca de 100 pessoas por dia.
Espaço Oriental
Inicialmente desenvolvido em dois núcleos, no Parque Rio Branco e no Bosque Eudoro Correia, o Espaço Oriental atraiu públicos diversos e, diante da grande demanda, ganhou mais seis núcleos no primeiro ano de atuação. Com mais de 1.300 participantes, distribuídos em nove grupos, o programa contribui para democratizar o acesso ao tai chi chuan, colocando a prática em posição de destaque na Capital.
Juntamente com os benefícios físicos advindos da prática regular do tai chi chuan, como relaxamento do corpo e tonificação dos músculos, o Espaço Oriental busca promover melhorias na relação das pessoas com os espaços públicos.
Serviço
Fortaleza em Férias 2010 – Espaço Oriental
Local: Anfiteatro Flávio Ponte
Endereço: Avenida Beira Mar, s/n.
Período: 20, 21 e 22 de janeiro (quarta a sexta-feira)
Horário: 7h às 8h.
Fonte: Blog do Prof. Evaldo