Setor gráfico: Na 4ª rodada de negociação, patrões recuam

Na 4ª rodada de negociação com os patrões do setor gráfico de jornais e revistas, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará (Sindijornais) mudou de postura. Capitaneados pelo presidente Mauro Sales e com a ausência do assessor sindical patronal, Ramon Esteves, os patrões recuaram da tentativa de retirada e modificações das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor.

A proposta patronal agora é a aprovação da CCT em vigor e reajustar pisos e demais salários com o índice da inflação anual medida pelo INPC-IBGE, que é de 4,11%. Com relação à CCT de 2009, os patrões propuseram a retirada do processo de dissídio coletivo da justiça do trabalho e a aprovação da CCT em vigor com reajuste para pisos e demais salários de 2009 em 6,50%. Para finalizar a proposta prevê uma negociação entre as partes, ao longo do ano, para discutir as prioridades das categorias dos trabalhadores e dos patrões.

A comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas no Estado do Ceará (Sintigrace), através de seu dirigente Rogério Andrade, informou que o fato da representação patronal iniciar um diálogo civilizado, com a desistência em atacar nossas cláusulas é muito importante para a categoria. “O respeito da CCT em vigor é um quesito mínimo para o respeito na relação de empregado e empregador. Os patrões não estão acrescentando nada a mais na convenção, mas devolvendo o que já pertence ao trabalhador”, avalia Andrade.

A direção do Sintigrace irá consultar a categoria sobre a proposta patronal. Na ocasião ficou acertado que o sindicato terá acesso às oficinas gráficas dos jornais para realizar a consulta aos trabalhadores.

No próximo dia 25 de janeiro, acontecerá nova rodada de negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Será a 5ª vez que patrões e trabalhadores tentarão chegar a um acordo.

Para agendar

Dia 25 de janeiro – 5ª rodada de negociação com o Sindijornais – 8h30min – na SRTE

Fonte: Blog Voz do Gráfico