Sem categoria

 Manoel Neri aposta no crescimento do PCdoB em Rondônia

Nesta entrevista, originalmente publicada no blog Projetos para o Brasil (de Walter Sorrentino), o presidente do PCdoB-RO e do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, fala sobre o que se desenha no cenário político do seu estado para as eleições deste ano.

Manoel Neri

Projetos para o Brasil: Como está situada a disputa ao governo em Rondônia?
Manoel Neri: Estão colocadas quatro pré-candidaturas ao Governo do Estado: o deputado federal Eduardo Valverde (PT); o prefeito Confúcio Moura (PMDB); o ex-Senador (cassado) Expedito Júnior (PSDB) e o vice-governador João Cahúla (PPS). É possível que estas duas últimas pré-candidaturas, por serem do campo governista (governador Ivo Cassol), se componham e um dos dois pré-candidatos retire a candidatura.

O PCdoB mantém conversações avançadas com o PMDB, podendo inclusive, em caso de aliança, indicar o candidato a vice-governador. Esta aliança dependerá também da presença de outros partidos, que viabilizem uma boa aliança proporcional para o PCdoB (a deputado estadual). Também estamos conversando com o PT. A eleição em Rondônia deverá ser decidida no segundo turno e é possível que o candidato governista dispute com o PMDB ou com o PT o segundo turno. O quadro ainda está indefinido.

Projetos para o Brasil: E no Senado?
MN: Para o Senado o governador Cassol (PP) é candidato (com grande chance de eleição) e os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT), candidatos à reeleição. Outras candidaturas não foram colocadas até o momento.

Projetos para o Brasil: O PCdoB vai crescer em 2010? Em 2008 a candidatura de Chiquilito a prefeito da capital foi positiva…
MN: O PCdoB tem três pré-candidaturas a deputado federal: Allan França (secretário estadual de Juventude e pequeno empresário do setor gráfico); Miriam (presidente do partido em Cacoal e agente penitenciária) e Oscar (sindicalista da saúde). Essa disputa é mais difícil para o Partido neste momento. Mas para estadual temos 25 pré-candidatos, sendo os mais fortes David Chiquilito (presidente do PCdoB na capital; ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Porto Velho); Everaldo Fogaça (jornalista e empresário do ramo de comunicações); Chico Pinheiro (sindicalista e presidente do SINTERO-SAÚDE); Gebrim (ex-vereador da cidade de Ji-Paraná). Dependendo da aliança formada poderemos eleger até dois deputados estaduais. Estamos otimistas. E isso pavimenta o caminho para retornarmos com força à disputa da prefeitura de Porto Velho em 2012.

Fonte: Blog Projetos para o Brasil (por Walter Sorrentino)