Mineiros lançam comitê de solidariedade ao Haiti

Com a presença de lideranças dos movimentos sociais e religiosos de Minas foi lançado nesta sexta (29) em Belo Horizonte o Comitê Mineiro de apoio ao Haiti. A iniciativa partiu do sindicato dos professores de Minas Gerais e rapidamente aglutinou dezenas de entidades que decidiram compor o Comitê.

Haiti

Segundo o presidente do Sinpro-MG, professor Gilson Reis o Comitê Mineiro é a materialização do sentimento dos mineiros frente a grave situação enfrentada pelo povo Haitiano “Os problemas da America Latina são nossos problemas, o Haiti não é só vitima de um desastre natural, as maiores mazelas já estavam lá antes do terremoto.O imperialismo que a séculos explora aquele povo tem uma divida enorme a pagar.Nosso compromisso é construir um amplo movimento para arrecadar roupas, sapatos água para minimizar o sofrimento do povo Haitiano”afirmou.

Para Bebela Ramos, presidente do Movimento Popular da Mulher (MPM) a solidariedade será um importante fator para a reconstrução do país caribenho “não é só com soldados que se refaz um país” apontou.O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) já conta com uma brigada no Haiti e estuda a possibilidade de enviar mais militantes e técnicos para colaborar com a estruturação de um sistema agrícola além de pautar a necessidade de enviar para o Haiti o maior numero de profissionais dispostos a ajudar na reconstrução do país como afirma Vanderlei Martins dirigente do MST no estado.No final do ato um vídeo produzido pelo Comitê Mineiro com fortes imagens do Haiti foi exibido.

A lista com todos os postos de recolhimento da campanha esta disponível na pagina do Sinpro Minas. www.sinprominas.org.br

De Belo Horizonte,
Pedro Leão