Seduc ouve reivindicações de professores da DRE de Tocantinópolis
O secretário estadual da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, visitou na manhã de sábado, 30, a Diretoria Regional de Ensino do município de Tocantinópolis, a 520 quilômetros de Palmas.
Publicado 01/02/2010 17:25 | Editado 04/03/2020 17:22
Mais de 200 educadores participaram do encontro. "Vou apresentar ao governador do Estado, Carlos Gaguim, uma parceria que vai além dos convênios que já são feitos, uma parceria permanente que permita ao Estado contribuir com o traçado das diretrizes da educação e a capacitação dos professores”, afirmou Leomar Quintanilha.
No encontro, também foi abordada a criação em todos os municípios dos conselhos municipais de educação. Missão delegada a chefe da Assessoria dos Sistemas Municipais de Educação, Zaira Miranda, que também foi responsável pela mobilização que resultou no sucesso da adesão das prefeituras à Agenda Amazônia Unicef. “Faltava apenas 15 dias para o fim do prazo e apenas uma prefeitura tinha aderido. Nós visitamos todas as DRE’s, contatamos cada município e conseguimos a participação de 130 prefeituras. As nove restantes só não aderiram porque não conseguiram reunir a documentação necessária a tempo”, explicou.
A Ouvidora-chefe da Seduc, Cristiana Bazzo, explicou como funciona o órgão reativado nessa administração. Aos poucos, depois da apresentação dos projetos da pasta, os educadores presentes também começaram a se manifestar. “As cobranças não são nossas, são realidades das nossas escolas. Por isso, nosso principal pedido é a valorização profissional. A secretaria está dentro da escola hoje, participando, mas os professores não precisam somente de capacitação, mas de valorização profissional, salários melhores mesmo”, afirmou Dorismar Carvalho, diretor da Escola Estadual 15 de Novembro, representante dos diretores das unidades escolares da DRE.
“Eu visitei muitas escolas e tive com os professores esse diálogo franco, aberto, transparente. Cada profissional botou pra fora os sentimentos, os sonhos e as aspirações. E eu posso afirmar que já está sendo realizado um estudo e que esse aumento solicitado será concedido o mais breve possível”, afirmou Leomar Quintanilha.
O secretário disse ainda que cada solicitação será analisada e que, pedidos mais simples, serão resolvidos de imediato. Leomar Quintanilha ficou sabendo, por exemplo, que na Escola Estadual Dom Cornélio Chizzini, no município de Nazaré, não havia telefone fixo e o sinal de celular era fraco, e, que por muitas vezes, a escola ficava completamente sem comunicação. A providência foi imediata. Em contato com uma empresa telefônica foi solicitada a instalação emergencial de uma linha. O problema deve ser resolvido nesta semana.
A Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis abrange 11 municípios e 27 unidades escolares. Ao final do encontro, o secretário visitou as obras de reforma do prédio onde funciona a sede da DRE, que estão na fase de acabamento.
Investimentos
Além da reforma na DRE, três colégios estão sendo reformados. Em Tocantinópolis, o Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho, passa por uma reforma geral e construção de novos banheiros, um investimento de 150 mil reais. Na mesma cidade, no Colégio Estadual Padrão, outros 150 mil reais são aplicados na construção da biblioteca, na reforma da quadra poliesportiva e dos banheiros. Em Santa Terezinha do Tocantins, 147 mil reais serão usados para a construção de uma biblioteca, de uma sala administrativa, além de uma reforma geral do prédio e da quadra de esportes.
Fonte: Secom