PCdoB de Minas se reúne com PT e defende José Alencar na disputa

O PCdoB de Minas entende como a grande novidade na política mineira a entrada no vice-presidente José Alencar na disputa no estado. “O vice-presidente tem todas as condições necessárias para unificar a base aliada do governo Lula em Minas e pode ser um nome para o Senado e mesmo para o governo estadual”, comentou a presidente do PCdoB de Minas, deputada Jô Moraes.

O posicionamento foi tomado na primeira reunião da Comissão Política do PCdoB mineiro, que fez uma análise da atual conjuntura estadual e apontou as tarefas para o início do ano. Entre as atividades programadas como preparação para a disputa de 2010 será realizado o Seminário Político Eleitoral, nos dias 27 e 28 de fevereiro, do qual devem participar os membros da direção estadual, os dirigentes municipais, os pré-candidatos, os parlamentares e os gestores públicos.

Nesta quinta-feira, dia 04/02, será realizada uma reunião entre a Comissão Política do PCdoB e a executiva estadual do PT, eleita no último fim de semana. O encontro faz parte da definição dos dois partidos em debater com os aliados do governo Lula no estado para tentativa de uma composição. A atividade acontece a partir das 16 horas, na sede do PCdoB (Rua Mucuri, 69, Floresta). (Ver atualização no final da matéria)

Na agenda dos movimentos sociais, a Comissão Política definiu como prioridade a participação dos comunistas em quatro datas cujas atividades devem ser programadas desde já: as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS a ser realizada no dia 27 de março, o Dia do Trabalhador e a primeira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Todas essas atividades devem ter como eixo as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras e demais camadas populares no sentido de reforçar suas conquistas no projeto de desenvolvimento em curso.

Atualização em 03/02, às 12:20h: A REUNIÃO ENTRE A EXECUTIVA DO PT E A COMISSAO POLÍTICA DO PCdoB FOI ADIADA PARA A SEXTA-FEIRA (05-02), ÀS 10H NA SEDE DO PCdoB.

Veja a íntegra da nota aprovada pela Comissão Política:

PRIMEIRAS TAREFAS DE 2010

1 – Inicia-se o ano num clima de acelerada disputa política. No âmbito nacional, cresce nas pesquisas o nome da candidata do presidente Lula, Dilma Rousseff, ao mesmo tempo em que cai a opção de votos para o governador de São Paulo, José Serra. Em Minas Gerais, o dado novo do cenário político é a definição tomada pelo governador Aécio de disputar uma vaga para senador e dedicar-se a tentar eleger seu sucessor. Continua indefinido o palanque estadual do campo democrático e popular com as três candidaturas postas: Fernando Pimentel, Patrus Ananias e Hélio Costa. Surgiu, recentemente, como grande novidade a possibilidade da candidatura do vice-presidente José Alencar ao Senado e mesmo ao governo do Estado.

2 – Está em andamento as tarefas definidas pela direção estadual em sua última reunião de 2009. É preciso que todas as direções intermediárias, comitês municipais, distritais, coletivos especiais e comissões auxiliares façam um controle da implementação das mesmas. Ao mesmo tempo, novos desafios estão postos que deverão colocados dentro do planejamento da ação da militância, particularmente relativo à atividade dos movimentos sociais.

3 – PRINCIPAIS TAREFAS:

a) DEBATE DAS RESOLUÇÕES POLÍTICAS – Organizar o estudo, o debate e a divulgação ,entre os amigos e aliados, das Resoluções do 12º Congresso do PCdoB. Já está pronta a publicação que contém o texto sobre o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Os organismos devem solicitar à Secretaria de Propaganda o número necessário, cujo valor unitário é de 3 reais. Deve-se programar reuniões específicas para o debate nos comitês Municipais, Comissões Provisórias e nas organizações de base, como forma de preparar o partido para o debate político que será realizado na campanha eleitoral. O lançamento do livro do Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, será dia 26 de fevereiro, às 19h, juntamente com a posse do Comitê Estadual.

b) PLANEJAMENTO ELEITORAL – Todos os Comitês Municipais e Comissões Provisórias devem organizar, desde já, o planejamento da campanha de seus pré-candidatos a deputado estadual, a deputado federal. Nas cidades onde não há pré-candidatos próprios, acertar reunião conjunta com a direção estadual para formatar o desenho da campanha no local. A direção estadual aprovará uma proposta global de distribuição das pré-candidaturas nestas cidades. A direção estadual indicará o núcleo de coordenação da campanha para o senado. Como parte da preparação para a disputa de 2010 será realizado o Seminário Político Eleitoral, nos dias 27 e 28 de fevereiro, do qual devem participar os membros da direção estadual, os dirigentes municipais, os pré-candidatos, os parlamentares e os gestores públicos.

c) AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – Na agenda dos movimentos sociais existem quatro datas cujas atividades devem ser programadas desde já: as comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais – CMS a ser realizada no dia 27 de março, o Dia do Trabalhador e a primeira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Todas essas atividades devem ter como eixo as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras e demais camadas populares no sentido de reforçar suas conquistas no projeto de desenvolvimento em curso.

d) ANIVERSÁRIO DO PCdoB – O 88 anos do Partido devem ser comemorados tendo como lema: Qualificar e Crescer. Para isso todos os organismos devem programar atividades próximas ao 25 de março que dêem maior visibilidade ao partido. Realizar os debates sobre o Novo Programa para o Brasil envolvendo outros setores da sociedade. Estabelecer meta de crescimento que possa reforçar a estrutura do partido com vistas às eleições de 2010. Quanto mais o partido crescer, teremos mais apoiadores de nossos candidatos durante a campanha. Os pré-candidatos têm a tarefa de construir o partido nas cidades onde ainda não existe, reforçando e organizando assim suas próprias campanhas.

Belo Horizonte, 1º de fevereiro de 2010

Comissão Política do PCdoB-MG