Rua da Cultura dá início à programação artística do Projeto Verão

A Rua da Cultura marcou nesta segunda, dia 1, o início da programação artístico cultural do Projeto Verão 2010. O evento está no seu sétimo ano de existência e acontece todas as segundas na Praça Hilton Lopes, entre os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz. As apresentações deste 1º de fevereiro fazem parte da programação complementar do projeto e, por isso, contaram com a participação de uma banda de reconhecimento nacional além de quatro bandas sergipanas.

A idéia da Rua da Cultura é proporcionar acessibilidade aos diversos segmentos artísticos realizados em Sergipe, apioando-se em um conjunto de ações de ocupação com idéias positivas do espaço público. Desde o seu primeiro ano a iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), participa do Projeto Verão. Apresentaram-se nesta segunda os grupos sergipanos Maria Gastona, Orquestra dos Palhaços, Kararoots e Alapada, além da banda Móveis Coloniais de Acaju vinda do Distrito Federal.

Para Jaciara Duarte, vocalista da banda Maria Gastona, tocar na Rua da Cultara é uma grande oportunidade para divulgação do seu trabalho. "A banda foi formanda há cerca de um ano, mas nos últimos meses, principalmente depois de participar do Projeto Freguesia, temos nos profissionalizado. Essa é uma oportunidade muito boa porque em função do Projeto Verão o público aumenta e também um número maior de turistas vem prestigiar. Ficamos muito contentes com a oportunidade de abrir esse evento", conta a cantora da banda, composta exclusivamente por mulheres.

Lindemberg Monteiro, idealizador da Rua da Cultura, comenta que há uma sintonia entre os dois eventos. "O Projeto Verão e a Rua da Cultura tem tudo a ver. A diferença é que nos seis anos anteriores nós fechávamos o projeto e este ano abrimos. Essa festa realizada no período das férias de verão, tem a mesma proposta que a Rua põe em prática todo o ano. Os dois eventos se propõe a dar visibilidade para a produção artístico cultural do nosso estado junto com atrações nacionais", afirma Lindemberg.

Atração Especial

Entre as grandes expectativas da noite estava a banda Móveis Coloniais de Acaju, que participou em 2006 da Rua da Cultura quando ainda era iniciante, mas que volta depois de adquirir reconhecimento nacional, tanto do público, quanto da crítica especilizada. "Fizemos questão de trazê-los tanto como agradecimento por terem nos prestigiado há alguns anos, mas especialmente em função da qualidade da banda que já é conhecida no meio musical", conta Lindemberg.

Beto Mejia, flautista e segunda voz da banda, fala da expectativa de tocar mais uma vez na capital sergipana. "Acabamos de gravar nosso primeiro DVD em São Paulo e viemos especificamente para cá, ao contrário de 2006 quando nossa apresentação aqui era parte de uma turnê pelo Nordeste. Na epóca já pudemos notar que o público é bastante atencioso e animado. Esperamos nos divertir bastante com o show. Nas nossas apresentações buscamos acima de tudo uma troca. Nosso interesse principal é interagir com o público, transmitir um sentimento de alegria", revela Beto.

Tendo assistido a uma das apresentações da banda em 2006, a estudante de História Andreza Lins veio assistí-los mais uma vez. "Vim hoje especialmente para ver Móveis Coloniais de Acaju, mas sempre que posso venho para a Rua da Cultura. Estou aqui ao menos duas vezes por mês, acho uma iniciativa muito legal", conta a estudante que também diz saber onde estará no fim da semana. "Com certeza vou assistir também os outros shows do Projeto Verão, há muitas bandas que gosto e quero ouvir", conclui.

A programação artística do Projeto Verão inclui ainda:

4 de fevereiro

Palco Principal
(a partir das 21h30)

Maria Scombona
Fernanda Takai
NX Zero
Plástico Lunar

Palco Alternativo
(a partir das 21h)

Lateiros Curupira
Mensagem Negra
Oganjah
DJ Victor Zuck

5 de fevereiro

Palco Principal
(a partir das 21h30)

Grupo Forte Desejo
Elza Soares e Farofa Carioca
Belo
Banda Severina

Palco Alternativo
(a partir das 21h)

Daysleepers
Snooze
Mamutes
DJ Pango

6 de fevereiro

Palco Principal
(a partir das 21h30)

The Baggio's
Tony Garrido
Paralamas do Sucesso
Naurêa

Palco Alternativo
(a partir das 21h)

Pífano de Pife
Banda dos Corações Partidos
Cabedal
DJ Versianni

7 de fevereiro

Palco Principal
(a partir das 21h30)

Marco Villane
Nação Zumbi
Sulanka
Reação

Palco Alternativo
(a partir das 21h)

Café Pequeno
Kleber Melo
Dekola
DJ Lukinhas