Sem categoria

Single para o Haiti estreia em rádios

O single beneficente gravado por estrelas internacionais para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto no Haiti foi tocado pela primeira vez em várias estações de rádio britânicas nesta terça-feira (2).

Iniciativa do produtor britânico Simon Cowell – responsável pelos concursos de talento Pop Idol, X-Factor e American Idol que se tornaram mega sucessos nas televisões britânica e americana – o single reúne mais de 21 artistas, entre eles, Susan Boyle, Take That, Kylie Minogue e Robbie Williams.

Eles cantam uma versão da música Everbody Hurts, do grupo americano REM.

A gravação poderá ser baixada na internet a partir do dia 7 de fevereiro.

A cantora britânica Leona Lewis, cuja carreira foi lançada por Cowell após ela ter vencido um dos seus concursos, abre a faixa, seguida por Rod Stewart, Mariah Carey, Cheryl Cole, Mika e Michael Buble.
As gravações aconteceram em Londres e em Los Angeles.

Artistas como James Morrison e Alexandra Burke gravaram seus vocais no estúdio Sarm, do produtor Trevor Horn, em Notting Hill.

Nesse mesmo estúdio, em 1984, foi gravado o Band Aid single para as vítimas da fome na Etiópia.

Outras vozes presentes no single Everybody Hurts são as de Miley Cyrus, James Blunt, Jon Bon Jovi e de integrantes do Westlife e JLS.

Segundo Cowell, fazer a gravação foi "uma prioridade absoluta para todos nós".

Metade do dinheiro arrecadado será entregue ao fundo Helping Haiti e o restante será doado ao Disasters Emergency Committee.

Nos Estados Unidos, um álbum reunindo artistas que se apresentaram em um programa de televisão organizado por George Clooney para arrecadar fundos – incluindo Madonna, Jay Z, Rihanna e Mary J Blige – foi lançado no iTunes.

We Are the World re-gravada

Além do single, uma nova iniciativa pró-Haiti deve ganhar as rádios nos próximos dias. A canção We Are the World , escrita por Mickael Jackson e Lionel Richie, produzida originalmente em 1985 por Quincy Jones e Michael Omartian, foi gravada novamente para angariar dinheiro para o Haiti. Mais de 75 cantores juntaram-se na passada segunda-feira para gravar a canção.

Para além de Kanye West, Pink, Barbra Streisand e Céline Dion, outros artistas fizeram parte da gravação, como Carlos Santana, Jennifer Hudson, Snoop Dogg, Enrique Iglesias, Tony Bennett, Usher ou Natalie Cole.

A iniciativa surgiu de Quincy Jones e Lionel Richie, também como comemoração do 25º aniversário da gravação original. Na época, conseguiram angariar 30 milhões de dólares, valor que reverteu a favor da campanha contra a fome em África.

A nova gravação será transmitida na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, Canadá.

Com informações da BBC