Denfensores Públicos : Jô denuncia e cobra solução para impasse

Em discurso nesta tarde (2) da tribuna da Câmara, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) cobrou do governador Aécio Neves a imediata solução para o impasse que novamente levou à paralisação, desde ontem, os defensores públicos do Estado de Minas Gerais.

Jô Moraes

Jô destacou que são somente 460 defensores públicos quando são necessários 1.200 profissionais no Estado, conforme denuncia hoje a imprensa mineira “E eles têm uma remuneração absolutamente rebaixada em relação a todos os demais integrantes do aparelho Judiciário”, disse.

Durante seu pronunciamento, ela prestou uma homenagem à categoria através da defensora pública Umbelina Lopes, que morreu no final do ano passado, tendo marcado sua trajetória profissional pela luta em prol da dignidade de sua classe.

Jô cobrou do Congresso Nacional a definição de uma remuneração justa para os defensores públicos e do governador mineiro “a resposta às demandas desta categoria profissional que é fundamental para a democracia, a liberdade e a defesa dos direitos humanos”.

Paralisação Para pressionar por reajuste salarial; por novas nomeações – eles são selecionados através de concurso público; pela contratação de pessoal de apoio e infra-estrutura para trabalhar, os defensores públicos do Estado de Minas Gerais cruzaram os braços no primeiro dia de fevereiro e assim ficarão até sexta-feira.
 
Estão atendendo somente casos de extrema urgência como aquisição de medicamentos, prisão em flagrante, pensão alimentícia e garantia de vagas em escolas.