Imprensa destaca tese defendida por Jô sobre o governo mineiro

“A candidatura  Alencar seria o melhor dos mundos para a disputa de 2010 e também para as forças de centro-esquerda mineiras. Ela acomodaria todos os aliados…

jo e alencar

“A candidatura Alencar seria o melhor dos mundos para a disputa de 2010 e também para as forças de centro-esquerda mineiras. Ela acomodaria todos os aliados, além de ser competitiva tem possibilidade de vitória”. 
 
A frase é da deputada federal e presidente do PCdoB mineiro, Jô Moraes, está na reportagem assinada pela jornalista Alessandra Mello, do jornal Estado de Minas no último dia 30, com o título: Aliados vão em busca de Alencar para Governo de Minas.
 
No subtítulo: Defensores da tese de que o vice-presidente concorra ao governo de Minas para pacificar disputa entre petistas e, destes com o PMDB, negociam com ele alternativa de palanque. Aqui a íntegra da reportagem: “Defensores da candidatura do vice-presidente José Alencar (PRB) ao governo de Minas começam uma romaria para tentar viabilizar a tese, surgida como terceira via para solucionar o impasse que virou a disputa pelo Palácio da Liberdade, com o PT dividido internamente e em divergência com o PMDB.

A possível candidatura do vice-presidente é tida como a única maneira de pacificar a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e impedir que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, tenha um palanque dividido no estado. Na semana que vem Alencar vai tratar desse assunto com representantes do PT e também com a direção nacional do PCdoB, que se reúne com ele em Brasília para discutir exclusivamente a campanha em Minas Gerais.Nessa semana a prefeita de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Marília Campos (PT), conversou com o vice-presidente por telefone e hipotecou apoio a sua possível candidatura.

“Estou disposta a trabalhar pela candidatura do vice-presidente, pois ela seria a escolha mais viável para acabar com o impasse que virou a disputa da base aliada do presidente no estado.” A prefeita disse estar preocupada com os rumos que estão tomando as discussões que envolvem os dois pré- candidatos do PT, o ex-prefeito da capital Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.

Os dois travam uma disputa interna ferrenha em torno de quem será o candidato.“Acho que está faltando amadurecimento entre os principais atores dessa disputa. Está ficando cada vez mais tarde e mais difícil a costura de uma aliança”, afirma a prefeita, cujo nome já foi citado como candidata a vice na chapa de Alencar caso ela vingue. Segundo Marília, na conversa com Alencar ele se mostrou disposto a disputar qualquer cargo, desde que haja consenso e que sua candidatura contribua para o processo de unificação da base aliada em Minas. Chances “A candidatura de José Alencar seria o melhor dos mundos para a disputa de 2010 e também para as forças de centro-esquerda mineiras.
 
Ela acomodaria todos os aliados, além de ser competitiva e ter chances reais de vitória”, defendeu a presidente do PCdoB mineiro, deputada federal Jô Moraes. O ex-deputado estadual Rogério Correia (PT) disse que esse deve ser um dos assuntos tratados hoje na primeira reunião oficial da nova direção do partido, que continua sendo comandado pelo deputado federal Reginaldo Lopes, aliado de Pimentel.

A discussão sobre uma possível candidatura de Alencar começa a ser tratada também pelo Planalto como alternativa caso Pimentel, Patrus e o PMDB mineiro não se entendam. Patrus já disse que abre mão para Alencar. Pimentel também admitiu ontem essa possibilidade, durante a visita de Dilma a Jacutinga, no Sul de Minas. “Não estamos discutindo nomes. É momento para definir o formato da aliança. Se haverá um ou dois palanques. Mas, se for de desejo dele, terá apoio amplo, inclusive o meu”, afirmou Pimentel.