Sem categoria

Cristina Kirchner demite presidente do BC e indica substituta

Após um mês de desentendimentos, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, assinou na tarde desta quarta-feira (3) um documento que confirma a remoção do economista Martín Redrado do cargo de titular do Banco Central. Ela também indicou a atual presidente do estatal Banco da Nação Argentina, Mercedes Marcó del Pont, para assumir a função.

"Decidi designar como presidente do Banco Central Mercedes Marcó del Pont, uma funcionária muito importante que desempenhou um papel de grande destaque no comando do Banco da Nação", indicou a mandatária.

Mercedes Marcó del Pont estava há um ano à frente do BN, uma das instituições bancárias mais importantes do país.

Kirchner também anunciou que criará um "conselho econômico", mas não precisou as funções da instituição. Entretanto, a presidente afirmou que o grupo será integrado pelo titular do Banco Central e pelo ministro da Economia, em um "modelo similar ao que existe no Brasil e no Chile".

“Má conduta”

O documento assinado hoje pela presidente "confirma a remoção efetuada pelo anterior decreto" de cessação, datado de 7 de janeiro deste ano. Kirchner reiterou que Redrado foi removido de seu cargo por "má conduta e descumprimento dos deveres do funcionário público".

As discordâncias entre o economista e o governo começaram a acontecer no início de janeiro, quando Redrado havia se negado a cumprir o decreto de criação do Fundo do Bicentenário, composto por US$ 6,5 bilhões das reservas do BC, para pagar vencimentos da dívida em 2010.

Redrado já havia renunciado ao cargo na sexta-feira, mas o governo rejeitou o pedido e preferiu que os representantes do congresso definissem a situação.

Nas justificativas para assinatura do decreto, o governo usou o parecer da comissão parlamentar especial que analisou o assunto e recomendou o afastamento dele do cargo.

Fonte: Opera Mundi