Sem categoria

Argentina e Reino Unido entram em nova polêmica por Malvinas

A Chancelaria argentina citou nesta terça-feira (2) à embaixadora britânica no país, Shan Morgan, por seu "enérgico protesto" pelo iminente início das atividades de perfuração de petróleo ao norte das Ilhas Malvinas

O Governo argentino "rejeita a pretensão do Reino Unido de autorizar a realização de operações de prospecção e exploração de hidrocarbonetos na área da plataforma continental argentina, submetida à ocupação ilegítima britânica", assinala em carta.

Para o chanceler argentino, Jorge Taiana, o que o Reino Unido está fazendo "é ilegal. É uma violação a nossa soberania".

"A posição argentina é clara. A legislação é firme e daremos todos os passos necessários para defender e preservar nossos direitos", afirmou.

A Chancelaria assinala na carta que "esta nova ação unilateral britânica" se soma às que em 2007 encerraram a declaração conjunta argentino-britânica de 1995 de cooperação sobre as atividades no litoral do Atlântico, em referência à prospecção e exploração de hidrocarbonetos.
A nota foi entregue hoje ao encarregado de negócios da embaixada britânica à revelia da embaixadora, que está fora do país.

Nela estimula aos Governos da Argentina e do Reino Unido a "retomarem as negociações para solucionar a disputa".

O conflito pela soberania das Malvinas provocou em 1982 uma guerra entre os dois países que acabou com a derrota argentina e um saldo de 649 argentinos mortos.

Fonte: EFE