Goiânia sediará Seminário sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente   

A reunião preparatória do Seminário Centro-Oeste: Desenvolvimento Econômico-Social e Meio Ambiente decidiu por realizar evento em Goiânia com a participação dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de Goiás.  

A direção do PCdoB de Goiás realizou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de fevereiro de 2010 uma reunião preparatória para o Seminário do Centro Oeste sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Para falar sobre o assunto, esteve presente na sede do partido em Goiânia, o Secretário Nacional de Meio Ambiente do PCdoB e Diretor de Meio Ambiente da Fundação Mauricio Grabois, Aldo Arantes.
Além dos dirigentes, camaradas atuantes na área ambiental também compareceram e colaboraram com as discussões.
De acordo com Aldo Arantes, o principal objetivo deste Seminário é realizar um diagnóstico da situação e elencar plataformas de lutas na região centro-oeste. “o que os comunistas esperam é poder contribuir, efetivamente, para a elaboração de diretrizes que levem em conta a necessidade da preservação”, sinaliza o membro do Comitê Central.
Segundo Aldo, “o intuito deste Seminário é preparar o PCdoB e sua militância para a luta por melhorias nesta área, para encontrarmos uma forma de desenvolvimento sustentável, assegurar a melhoria de vida da população e preservar o meio ambiente”. 
Na reunião preparatória do Seminário Centro-Oeste: Desenvolvimento Econômico-social e Meio Ambiente ficou decido que Goiânia será sede do evento e que isso deverá ocorrer breve, entre março ou abril deste ano, com a participação dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Mesas de debate

As mesas farão o debate dos seguintes temas e sub-temas: Cerrado: Biodiversidade, clima, desmatamento, pesquisas sobre o cerrado, reserva legal, APPs, Unidades de Conservação, desenvolvimento do cerrado; Pantanal; Recursos Hídricos – importância, degradação, conflitos de usos, comitês de bacia, políticas públicas de recuperação. Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente: Modelo de desenvolvimento agrícola, expansão das culturas de cana de açúcar, soja e algodão, agro-tóxicos, pecuária extensiva, ocupação do solo, novas formas de produção agrícola (plantio direto); Meio Ambiente Urbano: Poluição, transporte, lixo, drenagem urbana, esgoto, ocupação do solo em áreas de risco, clima, nascentes urbanas, áreas de preservação, planejamento urbano. 

Para cada tema debatido, os relatores elaborarão a síntese do diagnóstico e propostas, a partir das exposições e dos debates, a ser apresentado na plenária final. 
Da redação local,
Eliz Brandão