Para Chico Lopes debate pode superar divergências sobre estaleiro

"Nem conflito pelo estaleiro, nem perda de investimento para o Ceará". A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), preocupado com um possível cenário de instabilidade, a partir do projeto de instalação de um estaleiro na praia do Titanzinho, em Fortaleza

Nas últimas semanas, o tema vem sendo constantemente pautado, gerando forte repercussão na cena política local e levando diversos setores da sociedade a opinarem sobre sua viabilidade e conveninência.

Para Lopes, o debate sobre o local de instalação do possível empreendimento deve ser aprofundado, sob o ponto de vista técnico. Mas o Ceará não pode correr o risco de deixar de sediar esse importante equipamento.

Em vez de conflito, desenvolvimento

"Vivemos um momento em que o Ceará se prepara para uma nova etapa no seu desenvolvimento, com a siderúrgica, a refinaria, a realização da Copa do Mundo… O estaleiro seria um reforço a mais nesse conjunto de empreendimentos, que vão gerar emprego e renda", afirma Lopes.

"Não podemos, porém, cair no erro de um conflito político, gerado por diferenças que podem ser superadas, mas que vêm sendo, ao contrário, exploradas para alimentar ao máximo o clima de confronto. Isso não ajuda em nada. Pelo contrário: prejudica tanto os governantes quanto o povo cearense, que precisa de mais empregos", acrescenta o parlamentar cearense.

"Assim como o Brasil não pode correr o risco de ver um confronto entre seus estados, pela divisão das riquezas do petróleo do pré-sal, o Ceará não pode sofrer um conflito administrativo, em torno de um empreendimento como o estaleiro. Independentemente de onde os estudos apontem como sendo o local mais adequado para sua instalação, o mais importante é que ele fique no Ceará, e não em outro estado. Precisamos ter isso bem claro, para buscarmos o melhor para o povo do Ceará"

De Fortaleza,
Dalwton Moura