Estudantes protestam contra o aumento da passagem nas férias

De sexta-feira para sábado (05 e 06/02/2010)  trabalhadores, estudantes e desempregados – ocupanram a sede do SETPES (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo – sindicato patronal ) em repúdio ao aumento das passagens do transporte público coletivo da Grande Vitória ES, para R$ 2,00 (ônibus municipal de Vitória) e R$ 2,15 (ônibus intermunicipal, TRANSCOL) feita nas férias escolares e universitárias do ES.

Os estudantes afirmam que "a nossa ocupação do prédio é pacífica, atitude popular e democrática, contra o aumento abusivo das passagens de ônibus e má prestação dos serviços de transporte público. Ainda segundo o estudante Vinícios Caloti " a polícia militar estava ameaçando a retirada de manifestantes do prédio às 13h, do sábado (06/02/2010). Precisamos engrossar essa ação de protesto e torná-la um movimento de massas para mantê-la e fortificar a luta, pressionando o governo e o empresariado ante ao saceio de uma demanda que é da população da Grande Vitória – retrocesso ou diminuição dos preços das passagens dos transpostes públicos e coletivos. A manifestação demonstra a nossa indignação, quanto ao descaso com o transporte público e às medidas autoritárias do governador Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito João Coser (PT). A ocupação foi pela diminuição dos preços das passagens, mas a nossa luta do movimento é também pelo "Passe Livre já! ".

Na sexta um dos estudantes  ficou acorrentado ao portão de entrada onde se realiza a venda de passes escolares do Setpes em forma de protesto. Ele foi "solto" por volta das 20h do mesmo dia. Depois de quase 24 horas de protesto, os alunos fizeram uma reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb). Na reunião, uma carta foi assinada pelos representantes da Ceturb e Setpes, na qual eles se compromentem a discutir, nas próximas reuniões que ficou marcada para a primeira quinzena de fevereiro.

Reivindicações

Um manifesto com as reivindicações dos estudantes foi entregue e os principais pontos destacados no manifesto foram a melhoria na qualidade do transporte público na Grande Vitória ES e o passe-livre para todos os estudantes do ES. O direito seria para estudantes de todos os níveis, de escolas públicas e particulares e também extensivo aos desempregados.