Antes de deixar embaixada, diplomata do Vietnã visita PCdoB
O embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac Dinh, esteve na noite desta terça-feira na sede do PCdoB, em São Paulo, onde foi recebido pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo e pelo secretário de Comunicação, José Reinaldo de Carvalho, até recentemente responsável pela área de Relações Internacionais.
Publicado 09/02/2010 15:12

A visita marca o fim da gestão de Neguyen Thac Dinh à frente da embaixada, que em breve terá um novo titular, devido à aposentadoria do atual diplomata. “Não poderia encerrar minhas tarefas sem me despedir pessoalmente do presidente do PCdoB”, declarou.
“Sua contribuição para o estreitamento das relações entre os dois países, bem como entre o PCdoB e o PC do Vietnã, foi fundamental. Agradecemos de coração pela sua atuação e por nos possibilitar conhecer melhor o Vietnã”, disse Renato Rabelo.
Nguyen Thac Dinh, por sua vez, se disse surpreso com a sede do partido. “Ela reflete o crescimento do PCdoB. Afinal, o partido é voz importante no Brasil, tanto no governo central como junto às massas mais pobres”, declarou. Para Rabelo, reuniões e ações conjuntas entre comunistas vietnamitas e brasileiros “aproximam ainda mais os dois povos; este é o nosso interesse sincero”.
O embaixador e o dirigente ainda conversaram sobre a atual situação do Vietnã no cenário de crise mundial. “Conseguimos garantir a exportação do arroz, do café e de sapatos. Os investimentos continuam chegando. A situação política e social é estável, mas o país sofreu recentemente muitas inundações que prejudicaram nossa agricultura”, explicou Nguyen Thac Dinh.
A estimativa do governo do Vietnã é que o país cresça 7% neste ano. “Essa é a nossa meta, uma forma de tentarmos diminuir ainda mais a pobreza. O foco, para isso, será investir em infraestrutura. “Com isso, esperamos impulsionar nosso crescimento”. Renato Rabelo, por sua vez, se disse “impressionado” com o progresso do país asiático nos últimos anos. Nguyen Thac Dinh disse ainda que futuramente o Vietnã deverá enviar ao Brasil técnicos que aprendam com os brasileiros sobre o desenvolvimento e aplicação do etanol.
O embaixador anunciou ainda a vinda ao Brasil, em maio, do primeiro ministro vietnamita que deverá se encontrar com autoridades nacionais, além do próprio presidente do PCdoB.
Após a reunião, o embaixador, juntamente com sua comitiva, participou da exibição do filme “Não queime o diário”. A produção vietnamita narra os horrores da guerra através de diário de uma jovem médica que trabalhou nos campos de batalha durante os ataques americanos.
Da redação