Carnaval de Fortaleza 2010 enche a cidade de beleza e alegria

A homenagem a Fausto Nilo se estende pelos sete polos carnavalescos.

charge Fausto Nilo

Em 2010, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, reafirma sua aposta no potencial atrativo do carnaval da cidade e na inconteste vocação do cearense para a festa. Ao longo de todo o mês de janeiro, a tese de que Fortaleza não é carnavalesca cai por terra diante da quantidade cada vez maior de blocos e brincantes que saem às ruas para dançar ao som de bandas de sopros, metais e percussão. E os quatro dias mominos de fevereiro prometem ser a extensão dessa folia coletiva, a apoteose final com a participação de artistas convidados, agremiações e blocos carnavalescos.

Esse ano, são sete os polos criados para a concentração de foliões. O polo da avenida Domingos Olímpio, no Centro da cidade, é a vitrine oficial do desfile das agremiações carnavalescas apoiadas diretamente pelo poder público através de um edital específico de fomento. Competindo entre si, maracatus, escolas de samba, blocos e cordões passam pelo crivo dos jurados e enchem os olhos do público que divide espaço entre arquibancadas e camarotes. No local, também se dá a coroação da Rainha do Maracatu, com a presença da corte carnavalesca: Rei Momo, Rainha e Princesa.

A Praia de Iracema é o corredor cultural para onde convergem os blocos carnavalescos animados por bandinhas de sopro, metais e percussão, atrações que antecedem os shows com artistas especialmente convidados. No palco armado à beira-mar, o samba carioca de Diogo Nogueira, o balaio musical do maranhense Zeca Baleiro, a multiplicidade e colorido da também carioca Orquestra Imperial e a batida acelerada dos pernambucanos do Nação Zumbi dão o tom do carnaval de todos os ritmos.

A exemplo do ano passado, quando despontou como novidade, o Bar da Mocinha, também na Praia de Iracema, repete o modelo de carnaval de bairro, com bloco de rua e estrutura própria para acolher a troça e as rodas de samba ao ar livre. Em 2010, os bairros Benfica e Messejana são as novas apostas de pólos carnavalescos, também animados por bandinhas de sopro, metais e percussão, além de shows com artistas e bandas locais.

Para a criançada, a folia é no Largo do Mincharia, em pleno domingo de carnaval. E tem ainda lugar de honra para a música afro-brasileira no Parque da Criança, com grupos de afoxés e maracatus concentrados para sair em cortejo até a avenida Domingos Olímpio, onde se integram ao desfile das agremiações carnavalescas.

Descentralizado e democrático, o carnaval de rua de Fortaleza também é gerador de empregos, investimentos e renda, favorecendo a economia local e o turismo cultural. E é a ênfase nas nossas mais diversas e genuínas manifestações artísticas e gêneros musicais que atrai moradores e visitantes. Confira a programação completa:

Programação do Carnaval 2010

Fonte: Prefeitura de Fortaleza