BA: Ministro lança campanha contra a exploração sexual

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH, Paulo Vannuchi, estará em Salvador nesta quinta-feira (11/2) para lançamento da Campanha de Enfretamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval. A cerimônia, às 19h, na Central de Gestão do Carnaval Neguinho do Samba, Campo Grande, contará com a presença do prefeito, João Henrique (PMDB), e do vice-prefeito e coordenador da folia momesca, Edvaldo Brito (PTB).

Em sua 5ª edição, a campanha do governo federal traz o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100”. Além de prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes, o objetivo é lembrar que as denúncias devem ser feitas não somente via o Disque Denúncia Nacional – Disque 100, mas também através das unidades de Conselho Tutelar.

Desde quarta-feira (10), os cartazes, adesivos e abanadores de divulgação da campanha estão sendo distribuídos no Aeroporto e Terminal Rodoviário para orientar e conscientizar turistas e a população. Durante os seis dias de folia, a distribuição será nos circuitos oficiais de desfile dos trios elétricos. A expectativa é de distribuição de mais de 148 mil peças publicitárias com mensagens em português, inglês e espanhol.

De acordo com Vannuchi, a capital baiana é onde se registra a maior repercussão da campanha, lançada também no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Manuas, Brasília e mais sete cidades. A escolha das cidades foi baseada no número de denúncias do serviço Disque 100, na abrangência metropolitana, na tradição carnavalesca e na atração turística durante o período. A coordenação é da própria Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em parceria com a sociedade civil e organismos e organizações internacionais.

Disque 100

O serviço funciona diariamente, das 8h às 22h. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. As denúncias são recebidas e encaminhadas à rede de proteção e responsabilização do local onde a vítima se encontra.

Desde que foi criado, em 2003, o Disque 100 já teve 2 milhões de atendimentos, com mais de 100 mil denúncias encaminhadas. Em 2009, o serviço nacional recebeu 29.756 mil ligações; um terço das quais relacionadas ao abuso e exploração sexual. Os dados representam um crescimento total de 625%. Somente durante o carnaval de Salvador, o registro de denúncias aumentou 61%, comparado ao mesmo período de 2008. A expectativa para 2010 é de atingir números ainda mais elevados.

De Salvador,
Camila Jasmin