Vereador do PCdoB, presidirá a Comissão de Educação
André Luiz, vereador do PCdoB consegue aglutinar apoios e ocupar espaços de grande envergadura, num legislativo amplamente dominado pela base de sustentação da governo do DEM.
Publicado 11/02/2010 12:11 | Editado 04/03/2020 17:18

Na reabertura dos trabalhos legislativos de 2010, o vereador André Luiz (PCdoB) foi eleito, por votação unânime, para presidir a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, com 20 vereadores, possui 9 comissões permanentes. Em Ribeirão Preto, o critério para compor a mesa diretora ou as comissões permanentes é essencialmente político. A eleição de André Luiz, portanto, para a presidência de uma das mais importantes comissões destaca e confirma o papel articulador e político do vereador do PCdoB. Já no primeiro ano, do seu primeiro mandato, o vereador do PCdoB ocupou a primeira secretaria da mesa diretora.
André Luiz, disse em entrevista que aceitou com disposição este novo desafio, convicto de que “temos que resgatar uma fatura enorme com nossa cidade, nossa história e nosso povo nessas áreas estratégicas”. Afinal, segundo André, “deixar a educação, a cultura, a ciência e a tecnologia em segundo plano, produz efeitos perversos imediatos, além de enviar uma conta ainda maior para as gerações futuras”.
Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, "a inexistência, de uma discussão ampliada, por parte do executivo, em torno dos pontos que a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia irá abordar traduz bem o maior problema do atual governo: a generalidade das análises e a superficialidade de muitas ações”. Ribeirão Preto é governado pelo DEM, em aliança principal com o PMDB.
“A vulnerabilidade de uma cidade como Ribeirão Preto na área educacional é um dado que precisa ser enfrentado de peito aberto. Temos hoje, entre o funcionalismo público, entre educadores e especialistas em educação uma grande inteligência acumulada, que precisa concorrer para a construção de uma cidade melhor, com uma educação municipal de qualidade. Mas o executivo precisa fomentar e estimula ações que valorizem esse enorme potencial. O mesmo precisa ocorrer com a cultura", declarou André.
O vereador do PCdoB ribeirãopretano lembrou ainda que até agora, os sinais emitidos pelo governo indicavam que dificilmente o executivo municipal arriscaria tomar iniciativas para dar traços firmes para modernizar as estruturas políticas e empunhar a bandeira do desenvolvimento.
“É uma pena, pois, por aqui, grande parte das empresas privadas têm revelado grande dinamismo naquilo que se relaciona com produtividade, qualidade e práticas de gestão que se encontram em sintonia com tudo aquilo que há de avançado no mundo. O abandono do papel estatal no desenvolvivento e no crescimento da cidade, longe de materializar idéia inovadora ou atual, apenas amplifica a incapacidade desse governo de entender o novo momento que o mundo vive, de incorporar idéias modernas e, com elas, promover atividades básicas essenciais, a exemplo de educação, ciência e tecnologia”, declarou.
Na opinião de André Luiz, “a experiência mostra que podemos trabalhar numa larga escala para reduzir a gritante diferença social e gerar vultosos benefícios econômicos para a cidade investindo cada vez mais em educação, cultura, ciência e tecnologia. Não há motivos para adiar a identificação e implementação de ações”.
De Ribeirão Preto, Djalma Batigalhia