Sem categoria

Coletivo Jovem Pará: jovens militam em prol do meio ambiente

Presente em todo o Brasil, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente surgiu em 2003 para compor a Conferência infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, uma iniciativa do Governo Federal. No Pará, no norte do País, o Coletivo se caracteriza como um movimento social e tem o apoio do Instituto Universidade Popular.

O grupo promove cursos, com duração de um ano, nas áreas de formação ambiental, formação social e política, atuando com cinco eixos: Educação Ambiental, Participação Política, Educomunicação, Fortalecimento Organizacional e Empreendedorismo. Participam da causa, jovens, com idade entre 15 e 29 anos.

Gilson Dias, representante do Coletivo no Pará, diz que após o curso de formação, os jovens atuam diretamente nas comunidades. Um exemplo é o caso de Colares, cidade localizada no nordeste paraense.

Lá, o esforço dos jovens resultou em intervenção nas políticas públicas e criou o projeto Cinema e Meio Ambiente. O intuito é o de conscientizar a sociedade sobre a questão das queimadas, tão freqüentes na cidade, e os impactos ambientais.

Mas ele diz que ainda é um desafio reunir os jovens em grupo. "É preciso que eles se sintam um grupo para atuarem mais". Atualmente, o Coletivo Jovem Pará atua em 30 municípios. Em Belém, capital do estado, um grupo de 22 jovens abraça a causa.

Sob os princípios "Jovem educa jovem", "Jovem escolhe jovem" e "Uma geração aprende com a outra", o coletivo segue vivendo a diversidade da juventude na Amazônia.

Fonte: Adital