Sem categoria

Galo da Madrugada arrasta 1,5 milhão de foliões em Recife

Um verdadeiro mar de gente acompanhou neste sábado (13), nas ruas do centro de Recife (PE), o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Se, de cima, a imagem da Avenida dos Guararapes lembrava um oceano de alegria, em meio aos mais de 1,5 milhão de foliões que acompanharam o bloco de máscaras mais famoso de Pernambuco as principais sensações foram o calor humano e a alta temperatura.

E foi de chinelo de dedo, bermuda, camiseta branca e chapéu de palha com a bandeira pernambucana que o cantor Paulo Hora comandou um dos 30 trios elétricos que fizeram a animação dos foliões do Galo da Madrugada em seu 33º desfile.

De cima do trio, Paulo Hora, que é filho do compositor Getúlio Cavalcanti – um dos homenageados deste ano do carnaval em Recife – afirmou à Agência Brasil que o frevo está no seu sangue e é uma satisfação participar de uma das maiores festas do mundo. “É muito amor pelo frevo e por aquilo que a gente gosta de fazer”, disse.

Outro personagem do Galo da Madrugada é o seu Geraldo Matos. Com sua “burrinha loira”, ele acompanha o bloco há 17 anos. Desde o ano 2000, transformou sua fantasia em um verdadeiro trio. Amarrado à cintura ele carrega a burrinha, que é ligada a uma aparelho de som portátil com pen drive e até uma “caixa preta”, uma pequena fita que grava todas as músicas.

“Se acontecer um acidente, está tudo registrado”, brincou, lembrando o equipamento usado pelas aeronaves. Outro apaixonado pelo Galo da Madrugada e pelo carnaval pernambucano é o cordeiro Fernando dos Santos.

Aos 60 anos, ele é um dos vários cordeiros – pessoas que vão ao lado dos trios elétricos delimitando a área de passagem dos veículos. Em meio ao calor, contou que o trabalho braçal é uma diversão. “É uma alegria, uma tranquilidade. Quando não saio [no Galo da Madrugada] fico doente”, disse Fernando, que trabalha no bloco há 14 anos.

Além do som do frevo e das tradicionais sombrinhas coloridas dos passistas, que fazem verdadeiras acrobacias, já enraizadas no tradicional carnaval recifense, o principal destaque do Galo da Madrugada este ano foram as fantasias.

Um grupo de jornalistas de Brasília aproveitou o escândalo político da atual gestão do Distrito Federal, que culminou com a prisão do governador José Roberto Arruda (ex-DEM, atualmente sem partido), para compor a fantasia.

Vestidos com a uma camisa com os dizeres “Sou de Brasília, mas sou inocente”, eles tentavam desvincular a imagem da população da capital do país dos episódios de corrupção ligados à política.

Fonte: Agência Brasil