Sem categoria

Ferroviários da Bélgica fazem greve por segurança

Os ferroviários da Bélgica fizeram uma greve geral espontânea de um dia nesta terça-feira (16), em protesto contra as más condições de trabalho. Eles afirmam que foram elas as causadoras do desastre de segunda-feira, um dos piores da história do país, que deixou 18 mortos e 162 feridos.


Para os ferroviários, as causas do acidentes estão na degradação geral do sistema de segurança da rede de estradas de ferro e na sobrecarga de trabalho. Os trabalhadores giram independente dos sindicatos, que na véspera tinham deixado uma reunião com a ministra dos Transportes, Inge Vervotte, sem falar em greve.

"Nós queremos ganhar a vida, não perder", explicou um ferroviário de Mons para o jornal francês Le Monde. Os trabalhadores denunciam em particular que a rede não dispõe de um sistema de freio automático quando um trem passa por um sinal vermelho. Mais de uma centena de episódios desse tipo ocorreram em 2009, segundo um relatório oficial.

Apenas um quarto da rede dispõe de um sistema de frenagem automática com dois componentes – um nos trilhos e outro na locomotiva. Os ferroviários afirmam que ele poderia ter evitado o desastre em Buizingen.

Da redação, com agências