João da Costa apresenta balanço do carnaval no Recife

“Este foi o melhor Carnaval do Recife dos últimos dez anos”. Com essa afirmação, o prefeito João da Costa resumiu a coletiva do balanço do Carnaval Multicultural do Recife 2010, realizada na tarde desta Quarta-feira de Cinzas (17).

No evento, na Central de Serviços (Armazém 12), no Marco Zero, o gestor, acompanhado da primeira dama Marília Bezerra, de secretários municipais, presidentes de empresas e de parceiros da festa, apresentou os números da folia e relacionou as mudanças e novidades que ajudaram a Cidade a construir o maior e melhor Carnaval da história. Na ocasião, também foi exibido o vídeo institucional que será veiculado nas emissoras de televisão mostrando a grandiosidade do Carnaval da capital pernambucana.

Entre os dados apresentados, foram relacionados os bons índices do fluxo de turistas na Cidade durante o período; a boa repercussão que o Carnaval teve na internet como as redes sociais e o site do Carnaval; entre outras informações que atestam o sucesso da festa. “O Carnaval do Recife é um sucesso, não só pelo esforço e organização da Prefeitura e de seus parceiros, mas principalmente porque ele hoje é participativo. A população é ouvida, faz sugestões e participa do planejamento. O grande espetáculo da Cidade do Recife é o povo, e esse é o nosso patrimônio, que a cada dia faz o melhor Carnaval do Brasil”, declarou o prefeito.

Na coletiva, João da Costa destacou as novidades implementadas pela gestão no Carnaval de 2010. Para o prefeito, 90% das novas ações foram aprovadas pelo folião que brincou nos polos centrais e os descentralizados, além dos polinhos comunitários. Como exemplos das mudanças, o prefeito citou a criação do Corredor do Frevo, o novo espaço do camarote da Prefeitura no desfile do Galo da Madrugada, a nova identidade visual do Carnaval, com mais cores, alegre e vibrante, e a Semana Pré Carnaval. “A Semana Pré permite que as pessoas já possam se esquentar para a festa, que os blocos possam fazer os ensaios e acertos, sendo um espaço muito importante para as agremiações e artistas”, disse.

O prefeito também fez agradecimentos à equipe de governo e aos parceiros que ajudaram na realização do Carnaval 2010. “Não seria possível realizar esse trabalho sem a participação de todos que fazem a Prefeitura do Recife, e mais do que isso, a parceria do Governo do Estado, do setor privado e a participação decisiva do Governo Federal, através de suas empresas que ajudaram a patrocinar a festa. Tudo isso tem nos ajudado a consolidar o Carnaval do Recife como um dos grandes eventos culturais do País”.

João da Costa ressaltou ainda o crescimento do número de turistas na festa, incluindo a freqüência de pessoas também durante a Semana Pré, e o valor em dinheiro que foi movimentado no período (R$ 415 milhões). “Consolidamos o Carnaval como produto turístico profissional. Hoje nós temos as principais redes de televisão transmitindo a festa pela qualidade do produto que é oferecido, com as imagens e apresentações de qualidade”.

“Procuramos melhorar a infraestrutura da festa, como a iluminação, o processo de limpeza e lavagem das ruas. É importante destacar também o combate ao trabalho infantil com a creche para os filhos dos trabalhadores, e a ação da Secretaria de Saúde com os testes de HIV”, informou o prefeito.

Para o secretário de Cultura do Recife, Renato L, o Carnaval 2010 consolidou as manifestações culturais da Cidade com a multiculturalidade e a descentralização da festa. “Estamos felizes com os resultados obtidos. Conseguimos avanços significativos na parte de infraestrutura do Carnaval, como iluminação, segurança, limpeza urbana. Esse Carnaval é um marco em termos de excelência no quesito da estrutura”, afirmou.

Também compareceram à coletiva do balanço do Carnaval, os secretários Marcelo Barros (Finanças), Karla Menezes (Assistência Social), Ceça Britto (Imprensa e de Comunicação), Gustavo Couto (Saúde), Amparo Araújo (Direitos Humanos), Cláudio Duarte (Educação), Amir Schvartz (Controle), Eduardo Granja (Juventude), Samuel Oliveira (Turismo), Rejane Pereira (Mulher), Roberto Arrais (Meio Ambiente); os presidentes da Fundação de Cultura, Luciana Félix; da CTTU, Carlos Padilha; da Emlrub, Carlos Muniz; o comandante da Guarda Municipal, Ednaldo Gomes; o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; os coordenadores do Orçamento Participativo, Augusto Miranda e do Instituto da Cidade do Recife, Milton Botler; e o coordenador do Carnaval 2010, André Brasileiro. Também prestigiaram o evento, representantes do Trade Turístico.

Fonte: Prefeitura do Recife