Litoral do Piauí recebeu 50 mil turistas durante o carnaval

Cerca de 50 mil turistas escolheram o litoral do Piauí para passar o feriadão de carnaval, lotando a rede hoteleira de Luis Correia. O público saiu, principalmente, do Ceará, Maranhão e de Teresina (PI). Os três estados integram a Rota das Emoções, que tem atrativos do quilate do Delta do Parnaíba e um extenso litoral.

Segundo o presidente da Piemtur, José do Patrocínio Paes Landim, o litoral do Piauí é o principal destino dos turistas durante o carnaval. “Nunca o litoral piauiense atraiu tantos turistas, recebemos turistas do nordeste inteiro e até estrangeiros como é o caso do Rali Internacional de Veleiros, onde 23 veleiros aportaram no Pier Amaração, trazendo cerca de 80 velejadores do mundo todo, para passar o carnaval”, disse Paes Landim.

O assédio ao litoral piauiense deixou entusiasmados os comerciantes locais. Afinal, no réveillon, os mais de 90 mil turistas deixaram cerca de R$ 8 milhões nos cofres do município de 27 mil habitantes.

“Nosso carnaval está cada vez mais atraindo turistas de outros estados, inclusive de outras regiões do país e até estrangeiros – comemora o prefeito de Luis Correia, Kim do Caranguejo, ao comentar que as praias do Piauí estão chamando à atenção dos turistas. Que o diga os mais de 80 velejadores estrangeiros que escolheram a cidade para passar o feriadão”, afirmou o prefeito.

Para garantir a animação foram contratadas bandas de forró e axé, os ritmos preferidos dos turistas, de várias localidades como Fortaleza e Teresina. Somente em abadás, camiseta que garante o ingresso na passarela, foram vendidos 11 mil. Mas não é apenas de trios elétricos que vive o carnaval da região. Bandas de metais, tocando nas praças de Parnaíba, município vizinho, mostram que a tradição do carnaval brasileiro não foi esquecida.