Partidos políticos estudam composição de alianças no RN

Com lápis e papel na mão para a matemática das eleições. É assim que os membros dos partidos políticos do Rio Grande do Norte estão, no sentido de compor as alianças proporcionais para deputados federais e estaduais. Embora ainda faltem cinco meses para as convenções partidárias, momento em que as chapas devem ser definidas, as articulações já estão sendo feitas para que não haja prejuízos e ninguém corra o risco de perder representatividade.

O PSB é um partido que, historicamente, buscou alianças amplas, tanto para eleger nomes no Executivo como no Legislativo. De acordo com o secretário-geral do PSB do estado, Genildo Pereira, para o pleito de 2010 os peessedebistas estão imbuídos no mesmo propósito na composição da chapa proporcional. No entanto, nos bastidores, o que se comenta é que a maior parte das legendas da base fazem restrição a uma coligação proporcional com o PSB por causa da sua nominata. "Há uma discussão sobre a pulverização de alianças proporcionais. A coligação está fechada para as candidaturas majoritárias, mas na proporcional ela se subdivide. Mas o PSB está trabalhando com os partidos aliados e garanto que não há nenhuma restrição com relação à composição com nenhum partido da base aliada", afirmou.

Para as vagas na Câmara dos Deputado, as candidaturas, praticamente certas, são à reeleição de Sandra Rosado e à eleição do vereador Adenúbio Melo e do chefe do Gabinete Civil Vagner Araújo. A vereadora Júlia Arruda também é uma possibilidade, segundo Genildo. Para a Assembleia Legislativa, são pré-candidatos os atuais deputados Gustavo Carvalho, Márcia Maia e Larissa Rosado, além dos que tentam pela primeira vez, como o advogado e filho da governadora Wilma de Faria (PSB), Lauro Maia e do ex-prefeito de Santa Cruz, Luíz Antônio Lourenço, conhecido como Tomba.

Outro partido que está traçando estratégias para aumentar a representação na Assembleia e na Câmara dos Deputados é o PT. Na majoritária, o partido tem uma aliança proporcional com o PSB, mas na chapa proporcional, o novo presidente do diretório estadual, Eraldo Paiva disse que as conversas estão em fase inicial. No momento, o que se fala dentro do partido são nos pré-candidatos para deputado federal, cujos nomes apontados são o do ex-presidente estadual Geraldo Pinto e da deputada Fátima Bezerra, para reeleição. Já no legislativo estadual, os candidatos na "agulha" são o ex-vereador Hugo Manso, o ex-deputado estadual Junior Souto e o deputado Fernando Mineiro. Há também um sentimento forte para apresentar um nome ao Senado Federal, na majoritária. Atualmente o PT tem dois nomes para apoiar, a governadora Wilma de Faria (PSB) e o jornalista Sávio Hackradt (PCdoB), mas é possível que o ex-vereador e presidente do diretório de Natal, Fernando Lucena, seja apresentado. Segundo Fátima Bezerra, em março as decisões serão tomadas, no Encontro Estadual do PT.

PCdoB

No PCdoB, articulações também começaram. Segundo o presidente estadual Antenor Roberto, na primeira quinzena de março já devem ter algumas definições sobre alianças proporcionais. Segundo ele, no plano interno, alguns nomes estão sendo lembrados para deputado estadual, como o vereador George Câmara, Flaviano Monteiro, que é presidente do PCdoB em Apodi, e Gutemberg Dias, que preside o partido em Mossoró. Para federal, dois nomes em vista – o secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, e o presidente do PCdoB em Parnamirim, Walter Fernandes.

Por Jussara Correia, do DIARIO DE NATAL