Angela Albino: entrevista no Diário Catarinense

A presidente estadual do PC do B, deputada Angela Albino, confirma que, em Santa Catarina, a sigla não terá candidato ao governo e fará alianças com partidos da base de apoio do presidente Lula. Os comunistas querem eleger deputados estaduais. Por Roberto Azevedo

Angela Albino

A candidatura de Dilma Rousseff à Presidência vai interferir na política de alianças do PC do B?

Angela Albino – O PC do B nacional ainda não formalizou o apoio a Dilma. Porque nós, nacionalmente, formamos um bloco com o PSB, apesar de aqui (no Estado) ter uma configuração muito específica, mas em nível nacional temos uma relação muito significativa com o partido. O PSB formalizou o apoio, mas agente vai esperar para fazer junto, o que depende de alguns ajustes. A tendência é bastante significativa em direção a Dilma, que, inclusive, foi ao nosso congresso.

Isso significa que, no Estado, o PC do B caminha em direção à candidatura de Ideli Salvatti?

Angela – Não. Hoje, eu integro o comitê central (do PC do B) e tenho discutido bastante com o presidente nacional do partido. A nossa linha é no leque de alianças do governo Lula. Então, a candidatura do PT com quem temos uma afinidade histórica, é verdade, acumula problemas como em toda a história longa. Nós temos uma relação construída, desde 2006, com o Partido Progressista. Também na Câmara de Vereadores. Em 2008, apoiamos o PP. E com o PDT a gente vem discutindo aliança já desde 2008. Hoje (sexta), nós tivemos uma reunião da comissão política do partido e decidimos maturar mais ainda isso. Não vamos definir alinhamento com projetos majoritários, por enquanto.

O projeto tem o seu nome como figura central?

Angela – O partido estabeleceu uma meta que é eleger deputado estadual. As nossas forças não nos permitem alçar voos maiores. Nós queremos, onde for mais viável o nosso projeto (no país), definir por majoritária. Se for com o PP, com o PT ou se for com o PDT, para nós tem o mesmo valor.

E a senhora, concorre em outubro?

Angela – Eu sou candidata a (deputada) estadual. E um outro camarada nosso, César Valduga, lá em Chapecó, também é candidato a estadual. Ele já foi o vereador mais votado em 2004.

fonte: jornal Diário Catarinense de 21/fev/2010