Mulheres, preparam plenária festiva em homenagem ao 8 de Março

A segunda reunião de mulheres da zona leste da capital de São Paulo, organizadas no Comitê Distrital do PCdoB de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, que aglutina as comunistas de bairros vizinhos, como a Penha, o Cangaíba e a Ponte Rasa, teve início com uma calorosa salva de palmas às mulheres de luta ali presentes.

A reunião aconteceu no dia 19/2, às 19h, com a intenção de preparar uma plenária festiva no próximo dia 7/3, em homenagem aos 100 anos de oficialização do Dia Internacional da Mulher. O grupo formado por sindicalistas, líderes comunitárias, servidores públicas e donas de casa, segue orientações do comitê municipal do partido sobre a campanha “Março Vermelho” que prevê também eventos comemorativos aos 88 anos de existência do Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922.

A reunião começou com uma rodada de apresentações que revelou a presença de novas e antigas militantes comunistas. Cada uma falou sobre a sua trajetória nas lutas sociais travadas nos últimos 30 anos. “Não podemos deixar passar em branco as comemorações das mulheres em nossa região”, esclareceu a ex-deputada Ana Martins. Segundo ela, pretende-se manter em funcionamento uma comissão permanente de mulheres no comitê distrital.

Além de preparar a plenária festiva que deverá ser composta por uma intervenção política; momentos culturais, com apresentações musicais e de teatro; por uma boa comida e bebidas, com bolos e tortas preparados pelas participantes; a reunião discutiu ainda sobre a mobilização das mulheres da região no ato unificado que acontece todos os anos no centro da cidade e que reúne todo o movimento feminista.

Durante o debate, elegeu-se uma comissão de mulheres para o Seminário da UBM – União Brasileira de Mulheres, ocorrido nos dias 20 e 21/2. Para a manifestação do centro, devem participar cerca de 50 mulheres da região. Na plenária festiva, conta-se com a presença de mais de 100 mulheres ligadas a diversos setores da sociedade.

De São Paulo, Alice Cardoso