Defesa do PNDH marca comemoração do 8 de março no Recife

Este ano, o movimento de mulheres em Pernambuco vai focar as comemorações do dia 08 de março em duas frentes: o centenário de instituição do Dia Internacional da Mulher e a defesa do terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), com ênfase ao eixo que trata da descriminalização do aborto e contra a criminalização das mulheres.

As ações serão desenvolvidas em parceria com o Comitê de Defesa do PNDH 3 no Estado e terão como slogan “PNDH III, nossas conquistas, direitos de todos e todas. Sem as mulheres, os direitos não são humanos”.

A realização de panfletagem e passeata com mais de duas mil mulheres pelo centro do Recife com a participação de representantes de sindicalistas, trabalhadoras rurais, dos movimentos sociais e de segmentos como negros, gays, sem-terra, bem como a entrega simbólica do PNDH3 ao governador Eduardo Campos em conjunto com o movimento de mulheres rurais, que fará entrega do Plano Estadual de Políticas para Trabalhadoras Rurais, são as principais atividades previstas pelas feministas para celebrar a data.

Além da mobilização do dia 08, as comemorações dos cem anos de criação do Dia Internacional da Mulher vão se estender por todo o mês de março com a realização de entrevistas, debates, palestras e oficinas sobre a questão de gênero e o PNDH 3. O Movimento de Mulheres de Pernambuco é constituído por entidades como o Fórum de Mulheres (FMPE), AMB, UBM e de mulheres da CUT, negras, lésbicas, entre outras.

CENTENÁRIO – Durante a II Conferência de Mulheres Socialistas realizada em Copenhague, em 1910, com a presença de delegadas de 17 países, foram aprovadas as propostas de Clara Zetkin de conclamação às mulheres a lutarem pela paz e de se celebrar um dia internacional das mulheres, que deveria ocorrer todos os anos. No ano seguinte, no mês de março, mais de um milhão de mulheres foram às ruas na Alemanha, Suíça, Dinamarca e Áustria, para celebrar o dia.

No início de fevereiro deste ano, o Comitê Central do PCdoB aprovou resolução onde destaca a importância da data para a luta feminista no Brasil e no mundo. “O Partido Comunista do Brasil, ao mesmo tempo em que saúda as mulheres brasileiras neste seu dia, conclama as comunistas a serem protagonistas de ações que celebrem os 100 anos do 8 de março, lembrando o que afirma o documento da 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher de que não há projeto de desenvolvimento sem a participação da mulher”, cita o documento.

O texto ressalta ainda “a necessidade de avançar na superação da subrepresentação das mulheres nas esferas de poder e decisão na sociedade, que é inadmissível conviver com a violência contra as mulheres e com a criminalização das mulheres por realizarem a interrupção da gravidez”, reafirmando que “o avanço da emancipação das mulheres é uma condição para o progresso social”.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira