Ney Campello divulga Copa de 2014 na BIT

Único estado, entre os 12 que sediarão a Copa do Mundo FIFA 2014, representado por uma secretaria da Copa na Bolsa Internacional de Turismo 2010 – BIT, em Milão, na Itália, a Bahia mais uma vez larga na frente nos preparativos rumo ao Mundial de Futebol. “Fomos os únicos, das 12 sedes do Brasil, que estava lá com a temática da Copa representada; nenhuma outra sede tinha esse tema relacionado à questão do turismo”, destacou o titular da Secretaria Extraordinária da Copa – Secopa, Ney Campello.

O evento, o segundo maior de negócios entre operadores de turismo do mundo, deu início a uma série de negociações para integrar Salvador e a Bahia nos roteiros turísticos do visitante estrangeiro antes e durante a Copa do Mundo. As principais resoluções do encontro foram destacadas por Ney Campello em entrevista ao Portal Vermelho.

Vermelho – Qual a importância de participar da BIT 2010?

Ney Campello – É um evento de grande porte, onde companhias áreas e agentes operadores do trade turístico estão presentes, fazendo negociações em relação aos destinos turísticos do mundo. E isso acontece no momento em que nós estamos em processo de preparação e organização da Copa de 2014. A feira reuniu 150 países, 5 mil expositores do mundo inteiro, com uma visitação de cerca de 200 mil pessoas, e lá estavam a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e nós, da Secretaria da Copa.

V – Quais foram as principais ações da Secopa durante o evento?

NC – Divulgamos o evento Copa para esse público, distribuímos cerca de 5 mil folders em italiano e em inglês com os principais investimentos do Governo do Estado para a preparação da Copa, com destaque para a questão do estádio, da mobilidade urbana e do turismo. O mais importante é que nós realizamos algumas rodadas de negócios que podem atrair novas rotas aeroviárias para o turismo baiano e que tem grande importância para o próprio processo da Copa. Uma foi com diretor geral da TAP na Itália, Rui Lemos, que discutiu conosco e com a Setur a possibilidade da integração de roteiros novos, associando Itália a Salvador e até mesmo a outros municípios do interior do estado que são destinos importantes do turismo baiano e que podem ser integrados à Copa, como Itacaré, Valença Juazeiro e Lençóis.

V – E como funcionaria esse processo?

NC – Essa integração seria criada com a TAP vendendo pacotes para esses destinos, articulada com companhias aéreas regionais. Por exemplo, um roteiro que vem de lá já vendido e inclui Itália – Salvador – Lençóis, este último trecho feito pela Trip, que é a empresa aérea local, articulado com a TAM. Essa é uma novidade importantíssima, porque divulga esses outros destinos no plano internacional e pode atrair eventuais seleções e visitantes estrangeiros durante a Copa. Outra reunião foi com a Space Tour, que é a maior operadora de charter no Nordeste e que também pretende fazer roteiros específicos para o período, integrando a capital baiana a outras capitais que serão cidades-sedes, a exemplo de Fortaleza, Recife e Natal. Essas duas grandes negociações foram feitas sob a liderança da Setur e com a nossa participação, pelo interesse que temos em relação ao processo da Copa de 2014. 

V – Quais as perspectivas de efetivação desses roteiros?

NC – Lá também foi feita a divulgação de um roteiro que já está certo e deve entrar em operação nos próximos 60 a 90 dias, que é Manuas – Salvador – Rio. As três cidades são sedes da Copa e, no meu entendimento, são as com maior potencial turístico para o período. Está faltando apenas cada cidade decidir o que vai agregar especificamente nesse roteiro. Por exemplo, Salvador vai entrar com um show folclórico, o Rio vai dar um jantar e Manaus, um passeio de barco. A partir daí, a TAP já começa a vender na Itália esses pacotes. Quando falamos desses roteiros integrados, não estamos falando para funcionar em 2014; a idéia é tipo ‘Conheça o país da Copa antes da Copa’. A nossa expectativa é que, a partir de 2011, a gente já comece a oferecer os demais roteiros, envolvendo Salvador e cidades do interior. 

V – E qual o caminho para viabilizar isso?

NC – A próxima Bolsa Internacional (Brazil National Tourism Mart) será em Porto de Galinhas, Pernambuco, no mês de abril e estaremos lá, ajustando esses roteiros numa outra rodada para dar continuidade às negociações. É quando as áreas de turismo dessas cidades se reúnem, discutem, se integram e a gente vai formatando para, em 2011, começar a oferecer os pacotes, esquentando a preparação da Copa.

V
– A parceria da Secopa com a Setur é definitva?

NC – Ficou acordado na BIT uma espécie de pacto entre a Secopa e a Setur de que, toda divulgação que houver da Bahia pela Setur, deve ser associada à Copa de 2014, até porque já estamos no ano de Copa, que é a da África do Sul. Teremos, inclusive, uma reunião, que deve acontecer na semana que vem, com a presidente da Bahiatursa, Drª Emília Silva, para discutirmos materiais comuns e específicos associando a Setur e a Secopa com o propósito de divulgação do tema Copa nesses diferentes eventos promovidos pela Setur no mundo. Um deles é o festival gastronômico da cozinha baiana que vai se realizar no mundo inteiro com a promoção de jantares e almoços, e do qual também vamos fazer parte.

De Salvador,
Camila Jasmin