Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática ocorre na quarta

O secretário da Educação e Cultura, senador Leomar Quintanilha, entrega na manhã desta quarta-feira, 24, dois computadores e uma câmera digital aos premiados de Palmas na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2008.

Os alunos que obtiveram medalha de ouro, na reclassificação do Tocantins, foram Auster José de Paiva e Danilo Souza Cruz. Já o estudante Alexandre Almeida Barbosa recebeu medalha de prata. A solenidade ocorre às 9h, na sala de reuniões da Seduc.

Na edição de 2008 no Estado do Tocantins participaram da Olimpíada 183.803 alunos de 596 escolas. Isso representa 86% do total de alunos, visto que o Estado tem cerca de 211 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além desse dado, que impressiona, os organizadores da competição, outro número que os surpreende é que 98% dos municípios tocantinenses participam da OBMEP.

No Tocantins, o número de alunos inscritos vem crescendo a cada edição, na 1ª Olimpíada, em 2005, foram 82.084 inscritos e em 2008 na 4ª edição mais de 183 mil alunos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, mais conhecida como OBMEP, é uma promoção do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A OBMEP tem como objetivo estimular e divulgar o conhecimento e o interesse pela matemática, assim como descobrir novos talentos. Contempla os alunos do 6º ao 9º ano (Níveis I e II do Ensino Fundamental) e aos alunos do Ensino Médio (nível III) das escolas públicas, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. (Marcia Ryhtowem)
Fonte: Ascom – Seduc