Unitins participa de livro sobre hidrossedimentologia

O livro “Produção de sedimentos e seus impactos ambientais, sociais e econômicos”, recém lançado pela Editora Oeste, tem a participação da pesquisadora Caroline Iost, do Nemet/RH – Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

Segundo a pesquisadora, o livro “foi uma oportunidade efetiva para que os autores, especialistas de diversas instituições que compartilham experiências e conclusões de anos de estudos, pudessem registrar as articulações de seus trabalhos individuais com o que está sendo desenvolvido pela comunidade da Engenharia de Sedimentos do Brasil”.

O conteúdo publicado refere-se a resultados de pesquisa realizada no estado do Paraná, mas a pesquisadora salienta que atualmente desenvolve projetos de pesquisa em regiões estratégicas do Estado do Tocantins, integrando o Pibic – Programa de Iniciação Científica da Unitins.

Caroline destaca que a erosão e o transporte de sedimentos em uma bacia hidrográfica são questões prioritárias no planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos, uma vez que estes materiais podem causar diversos prejuízos aos recursos naturais e às atividades humanas. No entanto, estudos referentes aos sedimentos são ainda muito incipientes no Estado, necessitando de pesquisas nesta área.

“Ações como essa são importantes para a difusão do conhecimento científico existente nessa temática, na busca por alternativas que minimizem ou solucionem os impactos ambientais, sociais e econômicos, decorrentes dos processos de erosão e sedimentação, e alavancar os estudos em hidrossedimentologia no Brasil”, finaliza Caroline.
Fonte: Ascom – Unitins