BA: Governo cria Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Canal aberto de diálogo entre governo e sociedade civil, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social segue o modelo federal, criado em 2003 com o objetivo de assessorar o Executivo na formulação de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento. Na cerimônia de posse, terça-feira (23/2), o governador Jaques Wagner (PT) afirmou que o Codes é uma forma de exercitar a democracia participativa, contemplando todos os setores da sociedade e com foco principal nas políticas sociais.

De fato, os 45 integrantes do Conselho abrangem diferentes áreas, desde ONGs a sindicatos, universidades, empresários e artistas. Além de Wagner, que assume a presidência, a lista conta com o músico Carlinhos Brown; o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; o presidente da Ford no Brasil e Mercosul, Marcos Sérgio de Oliveira; e o integrante do PCdoB, o administrador Emilson Piau, que assume a Coordenação Executiva do órgão.

Para Piau, o perfil poli-classista do Codes tem papel fundamental no aprimoramento da qualidade das políticas públicas. “Composto de um mosaico de representações das mais diversas categorias e segmentos, é possível obter uma leitura dos impactos das políticas públicas e mesmo das oportunidades de implantação e modificação dessas políticas. E, por ser um grupo que assessora diretamente o governador, se torna um fórum privilegiado no debate”, afirmou.

A atual formação tem duração de um ano, com possibilidade de renovação do mandato. O funcionamento se dará a partir de quatro reuniões ordinárias anuais, entremeadas por mesas redondas, seminários, mesas de diálogos e grupos de trabalho temáticos com o objetivo de discutir a Agenda Bahia de Desenvolvimento. “O desenvolvimento é um processo de diálogo dos diversos segmentos na busca desse sentido de coletividade; onde empresário olha pro trabalhador, mas o trabalhador também olha pro empresário, sem que eles representem, necessariamente, antagonismos”, destacou o coordenador executivo do Codes.

A solenidade contou com a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de vários deputados, entre eles o deputado federal e presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida

De Salvador,
Camila Jasmin