Sectma abre inscrições para a 1ª Conferencia Estadual de CT&I

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) está com inscrições abertas para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também estão abertas as inscrições para os quatro seminários temáticos que antecederão a Conferência e acontecerão nos dias 03 de março (UPE/Recife), 10 de março (Petrolina), 16 de março (UFRPE/Recife) e 18 de março (Caruaru). Os interessados em participar do evento deverão acessar o hotsite da Conferência no endereço eletrônico http://www.sectma.pe.gov.br/cecti/ , preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura da CECTI, que acontece às 9h do dia 25 de março, no Centro de Convenções da UFPE. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, no horário das 8h às 9h.

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável , a Conferência abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

A abertura da CECTI contará com palestras da economista Tânia Bacelar, que abordará o tema principal da Conferência; e do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira. Na ocasião, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

No dia 26, a CECTI acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Os participantes poderão assistir às palestras da doutora Mayana Katz, professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo; e do professor e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão debates de grupos.

Seminários – Como forma de interiorizar os debates em torno dos assuntos a serem abordados na 1ª CECTI, a Sectma preparou uma agenda com quatro seminários, sendo dois deles no Agreste e Sertão do Estado. Os participantes desses encontros irão discutir todos os temas que farão parte da CECTI, além de fazer proposições a serem levadas a debate para a Conferência.

O primeiro encontro acontece no dia 03 de março, no Auditório da Faculdade de Administração da UPE, e terá entre seus temas a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico; Fomento à Inovação; e Inovação Tecnológica e o Sistema de Saúde. O município de Petrolina receberá o seu seminário no dia 10 de março, no Instituto Federal do Sertão, e irá debater, entre outros assuntos, o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais; Interiorização do Conhecimento; Fomento à Ciência Básica; e Divulgação e Popularização da Ciência.

No dia 16 de março, acontecerá o terceiro seminário, no auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, serão discutidos temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Energias Limpas; e Tecnologias Portadoras de Futuro Aplicadas aos APLs. Já no dia 18 de março, o seminário aporta no Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru. Lá, o assunto principal é a Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Também serão debatidos os temas: Tecnologias Ambientais; Contribuição da Ciência e Tecnologia para Educação; e Interiorização do Conhecimento.

Irão participar dos seminários nomes como o do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; pesquisador da Fiocruz, André Furtado; presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão; diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Fernando Jucá; o coordenador de Articulação Industrial da FIEPE, Antônio Sotero; o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim; o reitor da UFPE, Amaro Lins; entre outros.

Fonte: Luciano Siqueira