Taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador é de 17,7%

A taxa de desemprego na (RMS) para o mês de janeiro foi de 17,7% , e se aproxima ao patamar registrado em novembro do ano passado, que foi de 17,8%. Desde dezembro de 2006, a taxa teve uma redução de 4,6 pontos percentuais. O resultado decorreu da diminuição da população ocupada em 20 mil pessoas e da redução da População Economicamente Ativa (PEA) em 9 mil pessoas.

Os números fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/RMS) divulgada, nesta quarta-feira (24/2), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, não há nenhuma contradição entre os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, recentemente divulgados e esse da PED.

“Houve, realmente, sensíveis quedas nas taxas do Setor Público, Autônomo e Doméstico, que contribuíram de maneira decisiva, no aumento da taxa de desemprego em janeiro. Entretanto, devemos destacar que, no mesmo período, a RMS registrou acréscimo de 7 mil trabalhadores com carteira assinada”, enfatiza Vasconcelos.

Constatada

As categorias mais prejudicadas foram as de assalariados sem carteira assinada (-6 mil), setor público (-9 mil), autônomos (-9 mil) e domésticos (-4 mil). A PED/RMS constatou ainda que houve um crescimento no setor de Comércio e queda na Indústria, nos Serviços e na Construção Civil. Segundo o secretário, “no Setor Público esta redução é fruto dos ajustes relacionados à crise econômica mundial, que reduziu os repasses do governo federal e mostra a preocupação das prefeituras em se adequar aos novos tempos”.

Embora o resultado de janeiro sinalize de forma negativa, a Bahia tem boas perspectivas neste ano de 2010. “Além da retomada de importantes atividades para a economia do Estado, existem diversas obras de infraestrutura que estão previstas no PAC 2 para a RMS”, explica o secretário.

Ele não esconde, contudo, que há um fato concreto a ser analisado. O mercado de serviço doméstico está encolhendo e, de acordo com analistas da PED, a queda neste tipo de ocupação é consistente. A hipótese é que parte dos trabalhadores que vivia de serviços domésticos migrou para outras atividades como a construção e serviços.

Os números da PED/RMS de janeiro mostram também que houve um aumento tanto da taxa de desemprego aberto (de 10,6% para 11,1%) quanto da taxa de desemprego oculto (de 6,4% para 6,6%), no período em análise. Segundo técnicos da SEI, no mês de dezembro, o rendimento médio real de ocupados ficou relativamente estável (-0,4%), enquanto o dos assalariados declinou (1,1%). No mesmo período, houve uma elevação na massa de rendimentos dos ocupados (1,2%) e de assalariados (1,6%) devido exclusivamente ao aumento do nível de emprego na RMS.

Fonte: Agecom Bahia