Câmara aprova projeto para a criação de Centros da Juventude

Matéria de autoria do vereador Netinho de Paula, que busca o convívio social entre jovens, irá á sanção do Prefeito Kassab

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira, relevante projeto de lei que estabelece parâmetros e diretrizes para a criação de Centros de Referência da Juventude. De autoria do vereador Netinho de Paula (PCdoB), o PL deverá ser encaminhado ao Executivo, que o sancionará em breve.

A proposta tem como objetivo principal fomentar o convívio comum entre jovens com idade entre 16 e 25 anos, ampliando a participação social e o exercício da cidadania. Além do intercâmbio de experiências e da integração, o projeto visa a elevação da escolaridade, a inclusão digital e a qualificação profissional, com base nas exigências do mercado de trabalho.

Para o proponente, a aprovação do projeto traz privilégios a uma importante fatia da sociedade paulistana pouco contemplada pela administração municipal. “Tenho acompanhado de perto a ausência de ações e políticas que valorizem e incentivem o relacionamento juvenil em espaços estruturados, onde diversas atividades culturais e de lazer possam ocorrer”, afirma Netinho.

O parlamentar também se baseia em indicadores sociais para comprovar os benefícios que os Centros de Referência da Juventude podem oferecer à população e ao município. “Por falta de políticas públicas, muitos dos nossos jovens se lançam à criminalidade. Hoje, grande parte dos delitos são cometidos por pessoas desta faixa-etária. Estes centros os afastarão das ruas, da criminalidade e da mortalidade, contribuindo para a melhoria das estatísticas”, exalta o vereador.

Veja o projeto na íntegra:

http://www.camara.sp.gov.br/projintegrapre.asp?fProjetoLei=595%2F09&sTipoPrj=PL