Secretaria de Saúde garante teste de HIV e sífilis para gestantes

Com a universalização do teste de HIV e sífilis para gestantes, com investimentos de R$1,9 milhão na compra de insumos para o Laboratório Central (Lacen), a Secretariada Saúde do Estado passa a garantir os testes às grávidas dos 184 municípios já no pré-natal.

A portaria do Secretário João Ananias universaliza o acesso ao teste, independentemente do número de habitantes dos municípios. Oito equipamentos que permitem a realização dos testes de HIV, adquiridos em regime de comodato, estão instalados nas unidades do Lacen na capital e no interior.

Diferentemente do que acontece no Ceará, a portaria do Ministério da Saúde limita o acesso, determinando que o teste seja realizado somente nos municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo da universalização é reduzir a transmissão vertical da AIDS (da mãe para o bebê ainda na barriga).

No País, cerca de 10 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O mais grave é que 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuraram nenhum tipo de tratamento, uma vez que os problemas causados por essas doenças podem aumentar em 18 vezes o risco de infecção pelo HIV, que é uma doença ainda sem cura.

Fonte: Blog do João Ananias