Sobral: Começa a construção do maior hospital do Interior do CE

O maior hospital de todo o Interior do Estado, com 269 leitos, começa a ser construído nesta quinta-feira, 25. O governador Cid Gomes e o secretário da saúde, João Ananias, assinam a ordem de serviço do Hospital Regional Norte às 19 horas, no local da obra, onde funcionava o parque de exposições de Sobral, no bairro do Junco.

Hospital Regional Norte

Além de destacar o tamanho do novo hospital, o Secretário João Ananias informa que o grande diferencial será um prédio completo para atenção à saúde da mulher. Segundo ele, no Hospital Regional Norte haverá 32 leitos só para as mulheres, que receberão cuidados integrais.

Outro importante serviço que o Hospital Regional Norte vai oferecer à população da região será a neurologia. São 29 leitos definidos exclusivamente para a neurologia, com a garantia de acesso aos exames, como tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética. Com o novo hospital, a região Norte passará a ter leitos de UTI neo-natal. No total, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, e assim reduzir a mortalidade infantil. A pediatria terá 10 leitos de UTI e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas – veja quadro abaixo com os serviços ofertados.

Hospital Regional Norte, com previsão de ser concluído em 18 meses, é um investimento de R$133.516.382,82 em obras. Desse total, 33% são recursos do Tesouro do Estado e 67% do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na aquisição de equipamentos, o Governo do Estado, com recursos próprios, investirá R$ 60 milhões.

O HRN é a maior obra das 39 do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde no Estado. O programa inclui outro grande hospital, o Hospital Regional do Cariri, que está com 70% dos serviços concluídos e deve ser inaugurado no meio deste ano. O programa contempla 21 policlínicas regionais, sendo que 12 já estão em construção. Inclui 16 Centros de Especialidades Odontológicas – dois inaugurados e três em construção. Além das obras desse programa, há mais 3 obras do Governo do Estado na área da saúde em Acaraú (Hospital Pólo Regional de Acaraú), o Lacen Regional em Sobral e foi inaugurada recentemente a ampliação e reforma da Coordenadoria Regional de Crateús.

Perfil do Hospital Regional Norte

Fonte: Assessoria de imprensa da Sesa