Presidente Lula e Cid Gomes discutem Transnordestina

Ficou definido que a fixação dos trilhos no Ceará começará em junho. A ferrovia terá 527 km no Estado.

A fixação dos trilhos da Ferrovia Transnordestina do trecho que liga Missão Velha, na Região do Cariri, ao Porto do Pecém começará no próximo mês de junho. A definição da data aconteceu nesta quarta-feira (3), em Brasília, durante reunião do governador Cid Gomes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 527 quilômetros cobertos pela Transnordestina no Ceará, cerca de 40% desse total já está em processo de desapropriação final.

Segundo o governador, a reunião foi importante para manter o acompanhamento da obra. "O presidente Lula está sempre atento ao andamento da Transnordestina. Todos temos como objetivo manter as obras em um bom ritmo", afirmou. "O trecho que liga Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE) já está todo em obras e andando bem. No trecho que liga Missão Velha ao Pecém, temos 40% dos terrenos já desapropriados", destacou. Os outros 60% dos terrenos serão desapropriados após uma análise final sobre uma alteração no trajeto da ferrovia, que terá que desviar de áreas de preservação ambiental e patrimônio histórico, como os monólitos de Quixadá, no Sertão Central.

Participaram também da reunião, a ministra-chefe Dilma Rousseff, da Casa Civil; os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Roberto Smith, e o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher.

Sobre a Transnordestina

A Transnordestina terá 1.730 quilômetros e receberá investimento R$ 5,4 bilhões. A ferrovia fará a ligação dos centros de produção de grãos, gesso, avicultura e agricultura irrigada do semiárido nordestino – área com as maiores dificuldades socioeconômicas do País – aos Portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará. Ele deverá ter ainda uma conexão com a Norte-Sul, de acordo com o Plano Ferroviário. Durante o pico das obras da ferrovia, no segundo semestre, com ação em todos os trechos, deverão ser gerados sete' mil empregos diretos.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado