BA: Líder da Bancada Feminina destaca comemorações do 8 de Março

Coordenadora da bancada feminina na Câmara Federal, a deputada Alice Portugal (PCdoB) conversou com o portal Vermelho Bahia sobre os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, destacou o pioneirismo do PCdoB na luta pela igualdade de gênero e ratificou o compromisso com a aprovação de emendas em defesa dos direitos da mulher. “Queremos instituir uma cultura de igualdade, de paz e de condições similares ao desenvolvimento humano”, afirmou. Confira na íntegra:

Vermelho – O que significa o dia 8 de março?

Alice Portugal – O 8 de março é um emblema mundial da luta contra todo tipo de discriminação da mulher, que é a forma mais antiga discriminação que a humanidade tem noticia. A mulher foi colocada numa posição secundária na roda da sociedade humana em relação à construção da riqueza e, objetivamente, isso tem sido motivo de desigualdade entre os seres humanos. Nós comunistas, que lutamos pela igualdade, somos feministas a princípio por conta de entendermos que não é possível mais da metade da humanidade ser colocada nessa camada inferior em relação ao homem.

Vermelho – Qual a importância de se comemorar a data, ainda mais este ano, quando se completam os 100 anos do Dia Internacional da Mulher?

Alice Portugal
– O 8 de março é, sem dúvida, um marco na defesa dos direitos da mulher e, esse ano, tem um sentido a mais. Esse ano, comemora-se os 100 anos da instituição do Dia Internacional da Mulher; proposta feita na primeira Conferência Internacional das Mulheres, em Copenhague, em 1910, pela comunista Clara Zetkin, que foi uma expressiva representante do pensamento socialista em assembléias internacionais. Portanto, comemorar o centenário do 8 de março é dizer que é possível constituir-se tratados internacionais que digam respeito à melhoria das condições de vida, à garantia do cumprimento de pactos por direitos humanos. Nesse momento em que ainda assistimos, em vários lugares do mundo, guerras, invasões, quebra de soberania, mutilações de mulheres, interdição na aparição de seus corpos, dentre outras mazelas, nós verificamos que é possível, sim, a comunidade internacional organizada, em defesa de causas humanitárias, garantir inclusive a busca por uma mudança de cultura, que é isso o que se faz em todo 8 de março. Nós queremos uma mudança da cultura machista, patriarcal, que orienta a sociedade de classe e do lucro e, obrigatoriamente, instituir uma cultura de igualdade, de paz e de condições similares ao desenvolvimento humano.

Vermelho – O que o PCdoB na Bahia está programando para o dia?

Alice Portugal
– O partido vai participar da Marcha de Mulheres que ocorrerá no dia 8 de março, em Salvador. O PCdoB está convocando toda a sua militância para a participação nos eventos na capital e no interior relacionado à data, estimulando também seus vereadores e parlamentares a homenagear, em cada lugar, as mulheres mais expressivas em seus municípios e espaços de atuação. Também vamos participar das ações gerais do governo estadual e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Enfim, estaremos integrados como o partido que tem, proporcionalmente, mais mulheres na Câmara dos Deputados e que possui uma política de cotas para suas direções internas, sendo o pioneiro nesse tipo de política. Estaremos, portanto, participando intensamente dessa comemoração dos 100 anos do Dia da Mulher.

Vermelho – Quais as principais propostas em trâmite na Câmara relacionadas aos direitos da mulher?

Alice Portugal
– Primeiro, é garantir que seja votado, essa semana, os 180 dias de licença maternidade para todas as mulheres. Hoje isso é facultativo nas empresas, o direito mesmo é de 120 dias, e nós queremos estender, a partir da PEC 030 da deputada Ângela Portela, os 180 dias para todas as mulheres. Queremos aprovar também a obrigatoriedade de, pelo menos, uma cadeira na mesa diretora da Câmara e do Senado ser ocupada por mulher, porque, desde a Proclamação da República, nenhuma mulher foi eleita titular da mesa da Câmara. E o terceiro ponto que queremos aprovar, até 8 de março, é o projeto da Secretaria de Políticas para Mulheres de equidade salarial e diminuição das diferenças salariais entre homens e mulheres.

De Salvador,
Camila Jasmin