Dia Internacional da Mulher é celebrado na Bahia

As comemorações pelo centenário do Dia Internacional da Mulher marcam o calendário do mês de março em importantes cidades do interior da Bahia, além de Salvador. Em Juazeiro, ao Norte do estado, a Prefeitura celebra a data com ações de saúde, além de uma caminhada em parceria com entidades do movimento social.

Em sua 14ª edição, a caminhada traz o tema “Mulher, ser essencial em todos os campos” e será constituída por alas de defesa da mulher, mães dos programas sociais, segurança e cadeirantes; entre outras. O evento será no dia 8 de março, quando será lançada a campanha “Fique Sabendo”, com testes gratuitos para diagnóstico do HIV e entrega do resultado em apenas 15 minutos. A campanha segue até o dia 12.

Já em Irecê, uma caminhada, seguida de apresentações artísticas e culturais, marca os festejos à data. “Realizamos essas manifestações há mais de dez anos e a nossa proposta é envolver as mulheres nas mudanças da sociedade e trabalhar para que participem mais da vida política. O momento é ainda mais importante por ser um ano eleitoral”, destacou a coordenadora da União Brasileira de Mulheres – UBM na cidade, Ana Carolina Vasconcelos. No Sudoeste, em Vitória da Conquista, o direção municipal da União Brasileira de Mulheres irá promover palestras e atividades comemorativas durante todo o mês, além de caminhada no dia 8.

No sul do estado, em Itacaré, a programação em homenagem às mulheres se integra ao projeto Espicha Verão, com shows musicais, performances de dança e teatro na orla da cidade, neste sábado (6/3). Profissionais dos diversos segmentos – promotora, delegada, educadora, esportista – serão homenageadas e apresentarão um pouco da rotina de cada área de atuação.

Na região cacaueira, em Itabuna, acontece um ato público no dia 8, em celebração aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, com distribuição de material informativo sobre as conquistas femininas ao longo dos anos – como o direito ao voto e ao divórcio -, será acompanhado de campanha de filiação à UBM. “Estamos reivindicando os direitos da mulher do ponto de vista social e de políticas públicas”, afirmou a coordenadora local da UBM, Audaci Berilo. A programação se estende, ainda, ao dia 17, com exibição de documentário sobre a temática feminina; uma palestra no dia 24; e a “Ação Mulher” dia 31, encerrando as comemorações com ações sociais, serviços médicos gratuitos, feira de artesanato, apresentações artísticas, exposições e tratamentos estéticos.

Homenagens também acontecem na Região Metropolitana de Salvador. Em Camaçari, a 4ª marcha do Dia Internacional da Mulher aconteceu na quinta-feira (5/3), puxada por trio elétrico com a cantora Margareth Menezes. Já em Simões Filho, são esperadas cerca de 100 mulheres para a caminhada desta sexta (6), encerrada com uma grande feijoada na sede da UBM. “Estamos mobilizando as mulheres em cada bairro da cidade para que se unam na luta por entidades dedicadas exclusivamente à questão feminina. Simões Filho não dispõe de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou mesmo um Conselho Municipal. E a única clínica especializada na saúde da mulher funciona precariamente”, protestou a coordenadora municipal da UBM, Risocleide Ferreira.

Em Salvador, o movimento de mulheres está organizando uma grande marcha comemorativa na segunda-feira (8), em defesa de mais mulheres no poder, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e pelo fim da violência contra a mulher A saída será do Campo Grande, às 15h30, com destino a Praça Municipal. Às 17h30, um show comemorativo encerra a programação na Cruz Caída.

De Salvador,
Camila Jasmin