Sem categoria

FMG inaugura site com especial sobre a luta das mulheres

A Fundação Maurício Grabois inaugura hoje o seu novo portal na internet. Aproveitando o centenário do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, disponibiliza em sua página um especial que reúne artigos diversos, escritos por pesquisadores e militantes, sobre a heroica luta emancipacionista de milhões de mulheres ao redor do mundo.

Site FMG

A intenção da FMG ao lançar o novo espaço virtual é oferecer aos internautas um instrumento mais dinâmico, cujo objetivo é amplificar as ações da Fundação, disponibilizando textos, fotos, vídeos e áudios das nossas atividades e do nosso acervo. O escopo do Portal abrange notícias, mas principalmente artigos e entrevistas sobre temas ligados à promoção de estudos, pesquisas e análises nas áreas política científica, ambiental, econômica, social e cultural.

“As nossas prioridades editoriais serão o estudo sobre as singularidades do capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo, o domínio crescente da realidade brasileira e o debate sobre os caminhos de um novo projeto nacional de desenvolvimento e a integração solidária da América Latina. Nosso referencial teórico é o marxismo. Vamos procurar contribuir com o conhecimento e o desenvolvimento dessa teoria revolucionária”, explica Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois.

A página oferece ainda, no âmbito do trabalho de educação política e formação militante, o funcionamento de um espaço próprio da Escola do Partido, com uma dinâmica que permita acompanhar suas atividades e demandas. Outro espaço de destaque é o do Centro de Documentação e Memória (CDM), que organiza todo o acervo sobre a história e a memória do Partido Comunista do Brasil e do movimento operário e popular.

Segundo Monteiro, a entidade “tem a convicção de que para o portal cumprir estas finalidades e enfrentar as tarefas teóricas da contemporaneidade terá de realizar seu trabalho interagindo com o conjunto das forças avançadas”.

Com base neste entendimento, Monteiro enfatiza: “estamos conclamando os camaradas à mobilização para fazer o portal refletir o objetivo da Fundação: ser um espaço de confluência, um local para o encontro entre o labor intelectual desenvolvido pelo PCdoB e o trabalho de semelhante natureza realizado por intelectuais e outras organizações do campo marxista e progressista do Brasil e de outros países”.

A Fundação espera ampliar o diálogo com as universidades brasileiras e outras instituições de pesquisa e estudo, além de colaborações diretas por meio de sugestões, observações e trabalhos na forma de artigos ou entrevistas. “Precisamos da participação de intelectuais, pesquisadores e personalidades do mundo das ciências e da cultura que tenham afinidade com nossos propósitos e se disponham a colaborar”, completa Monteiro.

Visite a página da Fundação no www.fmauriciograbois.org.br .Para entrar em contato, o correio eletrônico é [email protected].

Da redação