PCdoB-Recife se prepara para travar a luta de ideias

Seminário de Comunicação reuniu cerca de 40 militantes e jornalistas que atuarão como multiplicadores das informações sobre a atuação do Partido na cidade e na divulgação do novo Programa Socialista.

PCdoB Recife

A apresentação do projeto da Rede Vermelha de Comunicadores durante o Seminário realizado neste fim de semana, no Recife, foi o ponto de partida para aglutinar os militantes responsáveis pela tarefa da comunicação e profissionais da área que atuam na frente institucional, nos sindicatos e nos movimentos estudantil e comunitário da cidade. O evento promovido pelo Comitê Municipal do Recife, com a presença do novo secretário nacional de Comunicação, José Reinaldo Carvalho, também tratou do cenário político e do projeto eleitoral do PCdoB para 2010.

A expectativa dos dirigentes do partido, a partir desse encontro, é dinamizar ainda mais a divulgação das idéias socialistas e formar os seus próprios “guerrilheiros virtuais”. Trata-se de agentes multiplicadores das informações que devem alimentar os veículos de comunicação do PCdoB na internet, como o Portal Vermelho, blogs, twitters e correio eletrônico. Além disso, o histórico jornal A Classe Operária, fundado há 85 anos, receberá encarte regional e contará com um novo plano de distribuição para atingir todas as 71 bases organizadas na cidade.

Essas e outras iniciativas integram o Plano Municipal de Comunicação, por intermédio do qual o PCdoB do Recife fará a aplicação prática das orientações políticas e organizativas traçadas pela Secretaria Nacional de Comunicação e pela recém criada Secretaria Nacional sobre a Questão da Mídia.

Prioridade

Em sua exposição durante o seminário, o secretário José Reinaldo falou sobre a atuação da Secretaria Nacional de Comunicação, a estratégia de comunicação a ser adotada pelo partido visando às eleições de outubro e o esforço que deve ser empreendido pelo PCdoB para eleger Dilma Roussef presidente, bem como ampliar a bancada comunista no Congresso Nacional e nas Casas Legislativas estaduais.

Com relação à secretaria que passou a comandar recentemente, José Reinaldo explicou que “a SNC tem como tarefa transmitir com clareza, transparência e verdade as idéias que traduzem o pensamento do PCdoB ao maior número possível de pessoas, enfatizando a necessidade de se realizar o trabalho de comunicação em sintonia com a atividade militante.

Segundo ainda o secretário nacional de Comunicação, a atual prioridade da área de comunicação do partido é divulgar o programa aprovado no 12° Congresso. “Para isso, vamos editar um milhão de exemplares do novo programa para distribuição em todo o País”, adiantou. Em Pernambuco, primeiro Estado a visitar desde que assumiu a tarefa da SNC, José Reinaldo pode conhecer ainda o trabalho desenvolvido pelos comunistas da capital.

A abertura do encontro contou com a presença dos presidentes dos comitês estadual, Alanir Cardoso, e municipal, Luciano Siqueira. Em sua exposição, Alanir ressaltou a importância do encontro “especialmente nessa fase do ano em que os desafios do partido para eleger Dilma, de reeleger Eduardo Campos, de eleger uma bancada de sustentação dessas forças e a bancada de deputados federais e estaduais do PCdoB são enormes”.

Por sua vez, o presidente do Comitê Municipal do Recife, Luciano Siqueira afirmou que a comunicação é uma prioridade para o partido e deve estar a serviço da construção partidária. "Um trabalho de comunicação estruturado e eficaz é fator decisivo para a ação política consequente e para a construção de um PCdoB forte e influente", disse. Ao apresentar o informe político nacional e internacional, o dirigente municipal destacou os quatro conceitos que, segundo ele, devem ser bem compreendidos pelos comunistas: ciclo, transição, correlação de forças e tática.

Cida Pedrosa, uma das dirigentes do Comitê de Empresa do Recife, também destacou a importância da iniciativa. “O seminário é um importante passo para dar visibilidade ao que estamos fazendo. Ele contribui para elevar a consciência política e chama o militante a tratar com responsabilidade instrumentos como a Classe Operária”, afirmou.

Democratização da comunicação

A luta pela democratização da comunicação também foi elencada como uma das tarefas dos comunistas para este ano. Em Pernambuco, o partido irá realizar, no mês de abril, um seminário específico sobre o tema. Segundo a secretária de comunicação do Comitê Municipal do Recife, jornalista Inamara Mélo, a mobilização iniciada no processo da I Conferência Nacional de Comunicação deve ser mantida. “Entre as 600 propostas aprovadas na conferência, o PCdoB deve lutar para garantir a criação dos conselhos de comunicação, do plano nacional de banda larga, pelo fortalecimento do sistema público de radiodifusão e pela legalização das rádios comunitárias”.

Fonte: site do vereador Luciano Siqueira