Sessão do dia 8 de março homenageia entidades de mulheres

Casa da Mulher Catarina e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher serão homenageados na Sessão Solene do Dia 8 de Março, na Câmara de Vereadores de Florianópolis

feminismo

A Casa da Mulher Catarina e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher serão homenageados na Sessão Solene do Dia 8 de Março, na Câmara de Vereadores. A vereadora Janete Teixeira (PCdoB), autora dos requerimentos, entregará placas alusivas as entidades em comemoração aos 20 anos da Casa da Mulher Catarina e aos 10 anos do Cedim. As homenagens acontecerão no Plenário da Câmara, à partir das 19 horas.

20 anos da Casa da Mulher Catarina

A entidade surgiu como um projeto de extensão do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e hoje é o mais antigo grupo feminista de Santa Catarina em atividade

A Casa da Mulher Catarina comemora seus 20 anos de existência dedicados as seguintes bandeiras de luta: saúde da mulher, participação das mulheres na política, direitos sexuais, direitos reprodutivos e raça/etnia.

A Casa articula-se com os movimentos e as necessidades das mulheres catarinenses em prol da ampliação dos direitos das mulheres e contra o preconceito. Desenvolve estudos, reflexões e práticas sobre o feminismo e é reconhecida internacionalmente como defensora dos direitos das mulheres.

10 anos do Cedim

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, também homenageado na Sessão Solene do dia 8 de março, completa 10 anos de existência. O requerimento, de autoria da vereadora Janete Teixeira (PCdoB), tem por finalidade destacar a trajetória de atuação deste Conselho na defesa da mulher e de seus direitos. Questões como o preconceito de gênero, postos de trabalho e salários inferiores e a violência doméstica, social, explícita ou velada, são os motivos da luta incansável desta entidade que conseguiu avanços extremamente significativos.

A importância do trabalho destas entidades na luta por uma sociedade mais equitativa e, efetivamente, democrática e justa, deve ser valorizada e reconhecida.