Ver.a Janete, única mulher na câmara, fala sobre o 8 de março

Durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, há exatos 100 anos, a socialista alemã Clara Zetkin propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher

Angela e Janete

Tendo em vista que já ocorriam, em diferentes datas, as jornadas de luta feminista, organizadas, sobretudo, em torno da defesa do voto feminino e da denúncia contra a exploração e opressão das mulheres. A partir deste momento essa data tornou-se de caráter internacional.

Um século se passou e hoje, em todo o mundo, o dia 8 de março é uma data de manifestação das lutas das mulheres por igualdade, autonomia e liberdade. Nós mulheres não queremos somente celebrar as conquistas alcançadas em 100 anos de mobilização coletiva, mas também mostrar que a luta por autonomia, igualdade e direitos seguem como necessárias nos dias atuais. Por este motivo esse mandato se vê comprometido e responsável em abraçar bandeiras históricas como a divisão do trabalho doméstico, salário igual para trabalho igual, o combate à violência doméstica, a ampliação do número de creches como direito de toda criança.

Reivindicações do mandato

* A defesa da integralidade do Programa Nacional de Direitos Humanos – incluindo a resolução sobre o aborto, que foi alterada pelo Governo Federal.
* Lei Maria da Penha, que sofre inúmeros obstáculos para sua implementação e legitimação;
* Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher – que ainda não foi assinado pelo Governo Estadual de Santa Catarina.
* Estatuto da Igualdade Racial.
* A descriminalização dos movimentos sociais.

A luta continua eas mulheres, devem continuar se posicionando na defesa de um projeto de desenvolvimento que tenha como perspectiva a consolidação da democracia e a ampliação da representatividade das mulheres na vida sócio-econômica e política, bem como nos espaços de poder.

Parabéns a todas as mulheres na construção de um mundo mais democrático e justo para se viver!

Vereadora Janete Teixeira – PCdoB